Início » Umbanda e Orixás » Odu 15 Ogbé-Ogundá | Qual o seu significado e as suas mensagens espirituais?

Odu 15 Ogbé-Ogundá | Qual o seu significado e as suas mensagens espirituais?

Odu 15 Ogbé-Ogundá

O Odu 15, têm os elementos água e o fogo, porém com a predominância da água o que pode indicar todo dinamismo existente de início, que se transforma em um auxilio poderoso de conquista e resolução.

Porém, este auxilio nem sempre é para quem esta sob a sua influência, a do Odu 15, e sim para os outros que estão ao redor.

Portanto, é normal que as conquistas, antes de chegarem até o consulente, passem por outras pessoas da sua convivência.

Isto quer dizer que, em uma caída a previsão de sucesso será para o cônjuge ou filhos, ou ainda para os pais, mas será sentida pelo consulente de forma indireta.

Entretanto, este é um Odu rígido, que quando determina castigos o consulente pode viver momentos delicados e perigosos, o que pode levá-lo a perdas materiais, de saúde e materiais.

Entre as materiais, estão a separação, as perdas financeiras, as intrigas e brigas entre os parentes e família mais próxima.

Além disto, pode ocasionar doenças como, a impotência sexual, febres, inflamações intestinais, atrofia muscular e hepatite.

Porém, este período é apenas um teste do Odu 15! Depois deste período de experimentações, o seu tutelado passa a viver momentos de prosperidade, lucros e alegrias no amor e na saúde.

Quem são os orixás regentes deste Odu?

Quem são os orixás regentes deste Odu

Os Orixás que o regem são, Ori (Orixá de cabeça do consulente), Obaluayê e Omulu.

Esta regência explica em muito as doenças e provações severas deste Odu, mas que pode ter um atenuante, dependendo do Ori de cada um.

Entretanto, mesmo levando em conta a diferença no Ori, precisamos lembrar que o consulente sempre passará por um processo de justiça e seus ganhos serão sempre justos.

Estes Orixás, são Orixás de transições e transmutações, por conta disto é que seus tutelados sofrem um pouco mais com as doenças.

Mas, em contra partida, se recuperam mais rápido do que qualquer outra pessoa.

Quais são as cores do Odu 15?

Na pesquisa que realizei para fazer este trabalho, não encontrei nenhuma referencia com as cores, algumas falavam de preto e vermelho, mas para caídas de búzios abertos e fechados.

Portanto vou seguir o que sei com relação a este assunto.

As cores dos Orixás em questão são: branco, amarelo ou dourado e marrom, eu ainda acrescentaria a cor do Ori, no caso de ser filha de Iemanjá e atuar na Umbanda a cor seria o azul claro.

Mas se o consulente for de Ogum e atuar no Candomblé, a cor a ser usada é azul escuro.

Porém para que não fique nenhuma duvida com relação a cor, usem o branco, amarelo ou dourado e marrom.

Em ocasiões em que se vai fechar um negócio, use o branco e a cor do seu Ori, mas se não souber quem é o seu Ori, use branco apenas, o branco serve e atende todas as cores, tanto para vestimentas quanto para velas.

Quais são as proibições?

Aos filhos deste Odu, o Odu 15, é proibido comer feijão de qualquer forma, pilado, descascado, e temperados com dendê, as cascas e as folhas do feijão vermelho também estão proibidas.

Além disto, as carnes de galinha, porco, antílope ou camarões devem ser evitadas, banana da terra, inhame, azeite de dendê, mamão e vinho de palma, também.

Tudo o que for oferecido a Dã, Sakpatá e Nana, não podem ser consumidos por filhos deste Odu.

Mas, se por um descuido houve a ingestão de qualquer um dos alimentos citados acima, o consulente deve procurar ajuda, nove banhos de água de canjica pode resolver.

Mas não se esqueça de pedir Agô ( perdão/ desculpas).

Os pontos positivos do Odu 15

Os pontos positivos do Odu 15

Este Odu traz riqueza e prosperidade para quem esta sob sua influência, porém os ganhos serão pequenos até que se tenha passado por todas as experiências exigidas por este Odu.

Indica ainda, amor correspondido e domínio total sobre uma situação ( seja ela qual for e levantada no jogo).

Sorte na escolha de seus relacionamentos, amor tranquilo e feliz.

Mesmo que os ganhos sejam pequenos em seus negócios, e a prosperidade pareça estar muito longe de ser alcançada, aguarde e trabalhe porque as coisas vão mudar, garantia do Odu.

Alguns sonhos e projetos devem se concretizar, a tirada deste Odu garante um auxílio poderoso, que virá para somar e ajudar a concluir seus projetos.

Os pontos negativos do Odu Ogbé-Ogundá

Muitos são os aspectos negativos deste Odu! devemos lembrar sempre que os Orixás regentes são Obaluayê e Omulu, Orixás das doenças e das pestes, mas não podemos deixar de lembrar, que são também Orixás da cura.

Portanto quem esta vivendo sob a influência deste Odu, ou quem nasceu sob este Odu, pode ter vários problemas de saúde! Que vai desde febres, irritações inflamatórias até problemas serio com as pernas, que pode causar a imobilização.

Pode indicar ainda, problemas de toda sorte, como, brigas, inveja, intrigas entre parentes, ciúmes, falta de sorte em negócios, aventuras amorosas com finais trágicos.

Além de indicar um momento de muita violência e até violência sexual.

Mas, nem tudo é negativo neste Odu. Aliás, em nenhum deles! Passado o momento de ” teste”, o consulente terá vários momentos de sucesso e vitória, sobre quase todos os aspectos da vida.

As pessoas deste Odu devem se preocupar?

Este com certeza, este é um Odu muito forte, que rege pessoas com personalidades muito fortes.

Mas, que nem sempre dizem o que desejam de verdade, que às vezes se fazem de dissimuladas, que acabam por ocultar seus verdadeiros sonhos e desejos.

Costumam brigar muito em casa com seus parentes, e inevitavelmente se arrependem minutos depois, mas até que o arrependimento venha lhe cobrar, a briga e o mal já foi feito.

A coragem e a audácia fazem parte desta personalidade.

Sempre lutam muito pelas coisas que desejam, e por desejarem muito o controle de uma situação, acabam por assumir algumas atitudes que podem ser ameaçadoras.

Apesar de toda presunção que pode transparecer, são pessoas que estão sempre prontas para ajudar a quem precise, até o ” inimigo” se for o caso.

Mas, em linhas gerais, e apesar dos pontos negativos, este Odu é de muita riqueza, sorte e prosperidade, ainda que demore para acontecer, o fato é que quando ele aparece em um jogo, pode indicar o fim das dificuldades ou castigos.

Portanto o que virá a seguir, será felicidade, conquistas, lucros e prosperidade.

O Odu 15, traz em si a força da vitória e das grandes conquistas, e em contra partida, testa seus tutelados até o ultimo momento para ter certeza de que merecem o que esta por vir. Quando aparece em um jogo ,indica o inicio de algo, geralmente algo bom. Pode até indicar algumas perdas, mas com certeza elas acontecerão para um ganho maior.

Outros Odus:

Odu 1Odu 2Odu 3
Odu 4Odu 5Odu 6
Odu 7Odu 8Odu 9
Odu 10Odu 11Odu 12
Odu 13Odu 14Odu 15
Odu 16Odu 17Odu 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *