Início » Umbanda e Orixás » Odu 13 Ologbon | Qual o seu significado e as suas mensagens espirituais?

Odu 13 Ologbon | Qual o seu significado e as suas mensagens espirituais?

Odu 13 Ologbon

Também conhecido por Odu da Cura, apesar do Odu 13 representar a morte, e existe aqui toda uma simbologia com o número 13, ele pode representar um novo ciclo, um novo inicio, um novo momento.

Senso assim, a morte esta em acabar com o antigo e que já não nos serve mais, e iniciar algo novo, prospero e favorável.

Pode ainda indicar o fim de um momento ruim na vida do consulente, quando aparece em um jogo e já indicar os caminhos de um novo ciclo.

Porém, os filhos deste Odu são pessoas corajosas, que passam por suas dificuldades sabendo que o fim esta próximo, isto porque eles conseguem encontrar outros caminhos para busca da solução.

São dotados de mão de cura, por isto profissões ligadas a saúde são indicadas para estes filhos. médicos, enfermeiros, psicólogos, são forjados sob este Odu.

O Odu 14, é um Odu feminino representado pelo círculo, apesar do seu elemento ser a Terra, elemento que rege as costas, as pernas e a espinha dorsal.

Quem são os orixás regentes deste Ologbon?

Quem são os orixás regentes deste Ologbon?

O Orixá que rege o Odu 13 é Obaluayê.

Porém falam por ele outros Orixás, isto quer dizer que em um jogo, não somente Obaluayê responde e sim outros Orixás como:  

  • Omolu;
  • Oyá;
  • Yami Osorongá;
  • Nana;
  • Exu;
  • Osá;
  • Ogun;
  • Olokun;
  • Ori;
  • Egun( que não é um Orixá).

Em uma caída, precisa se observar quem esta respondendo, pois para cada Orixá existe uma vibração e Axé que difere.

Quando Oya responde, pode estar falando de batalhas sob todos os aspectos, mas se Oya responder junto com Obaluayê a batalha pode ser com a saúde.

Se a resposta vier de um Egun a mensagem e alerta pode ser sobre feitiços e mortes.

Cada caída e cada Orixá responde de uma maneira, por isto o ideal é jogar com quem sabe e entende as mensagens.

Quais são as cores do Odu 13?

As cores são o branco nacarado, cinza prateado e o negro.

Mas podemos ainda usar o amarelo, o azul escuro! Enfim, as cores dos Orixás que respondem, exceto o vermelho que são as cores de Exu, apesar de Exu também responder a este Odu, mas o vermelho é proibido aos filhos do Odu 13.

Quais são as proibições?

Estão proibidos o uso de perfumes fortes, roupas vermelhas, vinho de palma! E destruir por qualquer meio, seja fogo, água ou de qualquer outra forma formigueiros de qualquer espécie de formiga.

Além disto, para se manter no lado positivo do Odu, o bom seria tomar banhos de algas e cabaceiras, sempre que possível.

Caso queiram, podem usar como forma de concentrar a energia positiva, quartzo fumado e/ou perolas negras.

Com isto, e, o uso constante das pedras, costuma se deixar bem longe as energias negativas deste Odu.

Os pontos positivos do Odu Ologbon

Este é o Odu da destreza, sagacidade para conseguir fortunas e bem estar, e o das lutas difíceis, mas, não impossíveis.

Em seu lado positivo sempre consegue tudo que almeja, principalmente as atividades relacionadas com a comunicação.

Quando aparece em um jogo, indica mudanças sempre para melhor! Final de situações que não estavam bem, capacidade de convencer, eloquência, a descoberta de pessoas falsas.

Além disto, indica um aconselhamento de uma pessoa que deve ser seguido, ainda que não aprove totalmente de imediato.

De um momento para o outro, uma situação muito ruim pode se modificar em algo muito bom, pondo fim a um sofrimento de algum tempo.

Por isto é que o Odu 13 é conhecido com Odu da Cura, da transmutação, da mudança, do fim e inicio.

Os pontos negativos do Odu Ologbon

Em um jogo, o ideal é que se jogue mais de uma vez para confirmar, pois este Odu pode indicar a morte de alguém que já doente algum tempo.

Além disto, pode indicar trabalhos de magia feitos em cemitérios ou enterrados em outro local e isto trará ruinas, destruição e doenças que podem levar a morte.

Noticias ruins que estão chegando, morte de uma mulher ( que já se encontra doente), esgotamento de recursos ( financeiros), rompimento de relações que serão definitivas, que podem ser no trabalho ou na vida amorosa com o divórcio.

Para se ter certeza de qual mudança o jogo se refere, ou ainda se os presságios serão bons ou não, é preciso que se tenha uma leitura geral do jogo.

E principalmente, quem esta respondendo a caída, quais os Orixás respondem.

As pessoas deste Odu devem se preocupar?

As pessoas deste Odu devem se preocupar?

Apesar de não existir nenhum Odu totalmente negativo, existem os que nos alertam para situações que não estão muito bem em nossas vidas e que precisam ser observadas e alteradas.

O Odu 13 representa a morte, como já foi dito, que dependendo do momento, pode ser a morte de uma pessoa, sempre do sexo feminino, ou ainda o fim de um momento muito difícil e inicio de um outro momento.

Portanto, a morte do que esta ruim para o inicio de alguma coisa muito boa, ou apenas boa.

O lado da caída é que determina se é positivo ou negativo.

Estas mortes, quando ocorrem, geralmente são por feitiço, e feitos em cemitérios isto porque Egun também fala através do Odu13.

Mas, vale aqui lembrar que se a caída em um jogo acontecer do lado direito, estará sendo ativado o lado positivo e por isto toda e qualquer negatividade dita até então, deixam de ter efeito.

Este Odu ainda provoca a inveja, pois são pessoas que sempre estão bem, e sempre bem sucedidas, e isto desperta a inveja de seus desafetos.

Sendo assim, eles farão de tudo para derrubar o protegido desta energia, por isto a importância de se manter sempre do lado positivo.

Use as pedras indicas e tome seus banhos de defesa e proteção, isto ajudará a manter a inveja afastada.

Se o jogo for para a saúde, esta caída pode indicar problemas com a visão, dores no estomago, perturbações emocionais.

As pessoas deste Odu sempre vencem as maiores dificuldades, pois possuem muita força de vontade, são trabalhadoras e muito honestas. Vencem suas dificuldades, mas não contam com muita sorte no amor e sofrem algumas perturbações que chegam a ser fantasmagóricas. Mas costumam descobrir novos caminhos que os levam ao sucesso e prosperidade.

Outros Odus:

Odu 1Odu 2Odu 3
Odu 4Odu 5Odu 6
Odu 7Odu 8Odu 9
Odu 10Odu 11Odu 12
Odu 13Odu 14Odu 15
Odu 16Odu 17Odu 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *