Início » Umbanda e Orixás » Odu 14 Iká-Ori | Qual o seu significado e as suas mensagens espirituais?

Odu 14 Iká-Ori | Qual o seu significado e as suas mensagens espirituais?

Odu 14 Iká-Ori

O Odu 14, ou o Odu das amizades, tem como elementos a água e a terra, água se sobrepõe a terra, o que nos indica que o objetivo deste Odu é a própria pessoa.

O que provoca no individuo a eterna busca pela aceitação de si, refazendo e iniciando sempre a mesma tarefa.

Desta forma, o indivíduo se mostra insatisfeito consigo e com o mundo, pois passa a considerar que o justo é o que foi mal feito.

Busca pela perfeição.

Costumam passar pelos obstáculos de forma tranquila e se recuperam muito rápido de qualquer dissabor, e precisam ser assim, já que costumam desprezar a felicidade com muita frequência.

Mas, só agem desta forma porque são muito confiantes, e logo conseguem novos parceiros e amizades, por isto acabam por não valorizar a felicidade, mesmo que se arrependam tão logo o façam.

Este Odu é masculino, e é representado por uma serpente, por isto um dos Orixás regente é Oxumaré.

Promissor e rico, este Odu faz de seus tutelados pessoas exuberantes e que possuem grande força, se adaptam de maneira rápida a qualquer situação.

Por isto são promissores em qualquer área em que atuar, sabem tirar vantagens de qualquer situação em qualquer ambiente, mesmo que não haja muita constância em seus objetivos.

Quem são os orixás regentes deste Iká-Ori?

orixás regentes deste Iká-Ori

O Odu 14, é regido pelos Orixás Oxumaré, Obaluayê e Omulu.

O leitor pode ter a impressão que todos os Odus são regidos por Obaluayê e Omulu, mas na verdade não são, teremos a regência de outros Orixás.

Neste Odu a regência de Obaluayê e Omulu, se referem as doenças que acometerão seus filhos, bem como a cura que será sempre muito rápida.

Oxumaré, traz a este filho a riqueza, como a lenda de que no final do arco iris existe um pote dom ouro, por isto estes filhos sempre têm a prosperidade em suas vidas.

Omulu ainda traz a transmutação, a passagem de uma coisa para outra.

Quais são as cores do Odu 14?

As cores aqui são o vermelho, o preto e o azul.

Porém como existe a regência de Oxumaré, podemos usar qualquer uma das cores do arco íris, pois estaremos agindo positivamente com o Odu.

Quais são as proibições?

Aos filhos desde Odu é proibido comer carne de cobra, macaco, jacaré e peixe defumado ( a punição neste caso é a morte), além de vinho de palma e batata doce.

O uso da cabaça também esta proibido, filhos do Odu 14, não podem beber nada em cabaças, seja o que for, até mesmo água.

Os pontos positivos do Odu Iká-Ori

Os pontos positivos do Odu Iká-Ori

Se estivermos falando dos filhos do Odu 14, estes terão uma vida com a vitória certa no final de todas as batalhas.

Pois este Odu determina a conquista, e ao longo do caminho de vida ele trará ao seu filho muitas surpresas, em sua maioria surpresas boas, poucas são as ruins.

É ainda um Odu próspero e rico, seus filhos estão sempre em boas posições, são prestativas, agraváveis, belas e sensuais.

Senso assim, se mantem jovens ou com a aparência jovem por muito tempo.

Apesar destas boas qualidades, os filhos do Odu 14, são desconfiados e sempre se mantem em vigília para se defender a qualquer momento, como seu mal os espreitasse.

Portanto é bom que se mantem sempre alertas, para um possível golpe que poderá vir a qualquer momento e de qualquer lugar, já que são muito invejados.

Personalidade dupla.

Além disto, indica sempre vitória, boas negociações, sorte com o sexo oposto, casamento, heranças, mas, ainda que a situação mude de uma hora para outra, no final ele sairá vitorioso.

Os pontos negativos do Odu Iká-Ori

Os pontos positivos do Odu 14

Impotência, doenças inflamatórias, calunias, agressões, gravidez de um adultério, abortos, entre outros, são os pontos negativos deste Odu.

Portanto sempre que ele aparece em um jogo, pode indicar desavenças e confusões na vida do consulente, novidades boas ou ruins.

Muitas brigas!

Pode indicar ainda envolvimento com a lei ( polícia) ou com inimigos que já se declararam perigosos.

Cuidado e cautela, são as palavras de ordem deste Odu, é claro que em um jogo as outras caídas vão determinar o todo. Mas, de qualquer forma, existe aqui um alerta, um cuidado que deve ser tomado, até mesmo com a saúde.

As pessoas deste Odu devem se preocupar?

A ajuda dos Odus

Eu diria que as pessoas que nasceram sob esta influência e regência, passarão por muitos altos e baixos em sua vida, mas podem contar sempre com a vitória no final do processo.

Pois este é um Odu forte, que forjam pessoas vaidosas, fortes, guerreiras, extremamente sensuais, e que sabem como ninguém fazer amigos que se tornam aliados.

Assim, com muita frequência vencem suas batalhas em qualquer área, pois em todas elas tem sempre alguém de sua amizade e conhecimento, e se não tiver, ele logo fará amizades e parcerias.

Portanto este Odu, como disse no inicio é o Odu da amizade, que gera sempre boas amizades, mas em contra partida, quando em seu lado negativo, trazem muitas brigas, conflitos e até perversidade.

O que não chega a ser um grande problema, o filho deste Odu sempre entende que o que esta passando é passageiro e mutável.

Sendo assim, no final de todo acontecimento, por pior que lhe pareçam…

Haverá a vitória!

Porém, quando este Odu aparece em um jogo, indica momentos de calmaria ou momento de grandes batalhas, disputas, doenças, relacionamentos ruins, ou ainda personalidade dupla.

Mas uma coisa é certa, no final os filhos do Odu 14 sairão vitoriosos e aos que não são filhos, indica um momento de batalha, disputas, brigas, mas que chegarão ao fim e com a vitória.

O Odu 14, traz em si a vitória sobre todas as coisas, quer sejam materiais ou não. Pessoas nascidas sob este Odu contam com o carisma, a boa lábia, a facilidade em fazer amigos, sorte em seus negócios, heranças e documentos de todo o tipo. Além disto, têm muita sorte com o sexo oposto, o que lhes garantem uma vida amorosa plena.

Outros Odus:

Odu 1Odu 2Odu 3
Odu 4Odu 5Odu 6
Odu 7Odu 8Odu 9
Odu 10Odu 11Odu 12
Odu 13Odu 14Odu 15
Odu 16Odu 17Odu 18

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *