Início » Espiritualidade » Sabão da Costa: Para que serve? Aprenda 1 banho purificador!

Sabão da Costa: Para que serve? Aprenda 1 banho purificador!

Sabão da Costa: Para que serve? Aprenda 1 banho purificador!

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o Sabão da Costa, mas para que serve ele?

Apesar do seu nome, ele também pode ser conhecido e encontrado como sabão da Bahia. Porém a sua origem é da África, sendo mais precisa, da Costa do Golfo da Guiné.

Possui uma cor escura (que pode variar de acordo com os ingredientes utilizados). A sua textura é mole se levarmos em consideração a dos outros sabões que conhecemos. Tem ainda um cheiro bom e doce, com toques em seu aroma da natureza.

Porém sua receita original é secreta e guardada pelos grandes líderes religiosos, que no geral estão na África! Por isso o que encontramos aqui no Brasil para comprar, são suas versões, feitas também de ervas e mistura de óleo.

Mas, segundo ainda os Líderes religiosos os ingredientes para a preparação do sabão, devem vir da natureza real, ou seja, sem nenhum elemento artificial em sua composição.

Para que serve o sabão da costa?

Para que serve o sabão da costa

Este sabão poderoso tem como função primeira o descarrego das energias negativas que acumulamos em nosso corpo e espírito durante o nosso dia.

Pois promove uma limpeza mais profunda em nossas áureas, retirando as larvas astrais que atraímos para nosso campo energético.

Por isso o uso deste sabão deve ser feito a noite, para purificar e nos livrar destas energias, e proporcionar uma noite tranquila de sono.

Embora seja feito de ervas e elementos que vêm da natureza, o banho deve ser feito apenas no corpo, guardando a cabeça, ou seja, não se pode lavar a cabeça com este sabão.

É provável que suas ervas tenham o verbo derreter, já que nos livram das larvas astrais, por isto não podemos usar na cabeça onde guardamos nosso Ori ( Orixá de Cabeça).

Leia também: O que significa quando um gato te escolheu? Mensagem espiritual!

Receita de banho de Umbanda com sabão da costa

Banho de Umbanda com sabão da costa

Não se sabe ao certo, a composição exata do Sabão da Costa o que podemos chamar de original da África, isso porque a receita esta com os grandes líderes religiosos, mas como dito anteriormente, alguns são feitos aqui no Brasil e seus componentes não são únicos e sofrem variações.

Ou seja, cada casa ou terreiro pode fazer o seu sabão da sua forma… Com ingredientes que julgar serem eficientes, porém em todos eles, independente das ervas usadas, é preciso ter um óleo como base.

Com relação ao óleo para fazer o sabão, podemos usar alguns como por exemplo:

  • Óleo de coco;
  • Óleo de palma;
  • De manteiga de karité;
  • Óleo de palmiste e manteiga de cacau.

Além disto é usado o cloreto de potássio que pode ser derivado de cinzas de várias plantas, incluindo as folhas de bananeiras ou as cascas do karité.

Segue algumas ervas que podem ser usadas na preparação deste sabão:

  • Benjoim;
  • Levante;
  • Tapete de Oxalá;
  • Alecrim;
  • Pitanga;
  • Colônia, a erva;
  • Rosa branca;
  • Juá;
  • Guiné;
  • Arruda;
  • Aroeira;
  • Espada de São Jorge.

Mas, alguns terreiros podem usar ainda outras ervas e ter mais de um tipo de Sabão da Costa, com finalidades diferentes, mas sempre mantendo o primeiro propósito que é a limpeza energética profunda.

Entretanto, o sabão pode ser usado, com suas combinações de elementos, para abertura de caminhos, sorte, prosperidade, calma, tranquilidade, equilíbrio, atração de boas energias, paz.

Como fazer o Sabão da Costa

Cada casa terá sua forma de prepará-lo, uns usam o amaci das plantas para adicionar na água e óleo, mas independente da forma como é iniciado o processo, teremos para todos alguns passos, são eles:

  1. Aquecer a água ou já usar direto o Amaci ( mistura de ervas maceradas em água)
  2. Juntar a esta água o óleo (qualquer um dos citados acima)
  3. Mexer até obter uma consistência mais firme
  4. Prensar o sabão em blocos

Quero deixar claro que este sabão não deve ser feito em casa por qualquer um de nós, o correto é que seja feito em uma casa de Axé, até para que tenhamos a ativação das ervas e com isto os seus benefícios.

Portanto, não é minha intenção e nem deste artigo, ensinar a fabricação do sabão da Costa, e sim mostrar apenas alguns passos e sua importância, precisamos ter respeito e muito cuidado com as “coisas” do Axé.

Leia também: Arrepios do Nada Constantes: As Mensagens do Espiritismo!

Qualquer pessoa pode usar este sabão?

Sim, não existe contraindicações por pessoas e sim no uso, que falaremos a seguir.

Qualquer pessoa que precise de uma limpeza energética, para abertura de caminhos, para ter tranquilidade, prosperidade, equilíbrio e paz, pode e deve usar.

Só que para se obter os resultados esperados, é preciso que o sabão seja de fato da Costa e que tenha Axé, caso contrário o efeito será apenas a da limpeza normal do corpo, como qualquer outro sabonete que usamos no dia a dia.

Existem contra-indicações ou algum perigo em usar ele?

O sabão da Costa é feito apenas com elementos naturais como vimos neste artigo, portanto não oferece nenhum risco a quem o usa.

Porém existem duas restrições:

Primeira: não se pode lavar a cabeça com este sabão, devido as ervas quentes que foram usadas, e que podem com certeza afetar o Ori ( Orixá de cabeça).

Segunda: não tomar banho com o sabão da Costa entre os dias de fim de uma semana e início da outra, ou seja, de sexta a domingo, existe aqui uma observação quanto a desestabilização de nossas energias.

Na África as mulheres que vivem em aldeias, fazem o seu próprio sabão e costumam usá-lo todos os dias, inclusive em seus bebês, o que nos leva a pensar que talvez o alerta sobre os dias da semana, seja apenas uma questão cultural.

Este sabão, desde muito tempo é usado na África para combater males energéticos, limpeza da áurea, tranquilidade no sono, equilíbrio e paz. Não é portanto nenhuma novidade ou “modismo”, o sabão tem sim seus fundamentos e princípios, porém é preciso ter certeza de sua procedência, quem o fez, pois ele não é vendido em lojas comuns, como perfumarias ou farmácias. Se quer usar um sabão da Costa e quer ter seus benefícios, compre de uma casa de Axé, mas observe também a casa, pois infelizmente existem muitas falsificações.

Leia também: Vela de 7 Dias | TUDO o Que Precisa Saber Sobre Ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *