Início » Banhos de Descarrego » Ervas de Preto Velho para banho: Aprenda a preparar tudo direitinho!

Ervas de Preto Velho para banho: Aprenda a preparar tudo direitinho!

Ervas de Preto Velho para banho: Aprenda a preparar tudo direitinho!

O banho de ervas na Umbanda é fundamental, não apenas as ervas de Preto Velho para banhos, mas de todos os outros Orixás e Linhas de Trabalho.

As ervas são usadas em todas as religiões desde os tempos primórdios, sendo usada em algumas religiões como um fundamento básico, na Umbanda e Candomblé por exemplo.

Isto se deve a divindade de cada elemento natural, e suas propriedades de cura e/ou de alivio que elas oferecem, seja na forma de banho, defumação ou chá.

Porém, antes de falarmos sobre as ervas de Preto Velho para banho, eu gostaria de dizer que cada erva é atribuída a um Orixá por analogia vibratória.

São organismos vivos, não falo apenas da parte material aquela em que pegamos, mas sim da energia de vida que existe em cada erva, em cada planta.

Mas, não confunda esta energia viva, com vida com nós temos de seres humanos, não, esta energia é a presença da Imanência de Deus que a tudo anima e da vida.

Gostaria ainda de desmistificar algumas coisas com relação ao banho de erva.

  • Ele pode ser feito em panela de alumínio
  • Você pode tomar banho de Oxóssi sendo filho de Ogum, por exemplo
  • Os banhos só não podem ser na cabeça, quando a erva for uma erva quente, como casaca de cebola, casca de alho, bagaço de cana, entre outros
  • A erva pode sim ser macerada, se for pedido
  • Você pode misturar mais de uma erva para o banho
  • Você pode usar as ervas depois do banho, para defumar a casa

Leia também: Ervas dos Orixás na Umbanda | 60 Ervas com Imagens

Veja as melhores ervas de Preto Velho para banho

melhores ervas de Preto Velho para banho

Não existe a melhor ou pior erva para se tomar banho, principalmente quando falamos de ervas de Preto Velho para banho.

Isto porque cada erva tem sua função em contato com a nossa energia, e cada uma serve para um determinado fim.

As ervas são classificadas em :

  • Ervas quentes ou Agressivas
  • Ervas mornas ou Equilibradoras
  • E ervas frias ou Específicas

Então, para cada tipo de necessidade, haverá o uso de uma ou mais ervas, podendo ainda ser preciso um novo banho de outro tipo de erva.

Exemplo disto é, o primeiro banho pode ser com ervas quentes ( pinhão roxo, ou guiné) , e no dia seguinte um banho de ervas mornas ( anis estralado, ou hibisco) para equilibrar as energias.

As ervas de Preto Velho para Banho, podem ser todas as ervas utilizadas por todos os Orixás, mas existem algumas que são mais conhecidas, vamos a elas.

Arruda

Arruda, é uma erva quente, ou seja, ela é usada para derreter os miasmas que podem estar colados a sua energia, ou corpo.

Seus verbos impositivos são, cortar, quebrar, desafazer, anular, toda e qualquer energia negativa que estiver com o consulente.

Esta é uma erva que não se pode lavar a cabeça, por conta do Ori ( Orixá da cabeça), deve-se portanto tomar o banho da cabeça para baixo.

Guiné

O guiné também esta no grupo das ervas quentes ou agressivas, tem as mesmas propriedades da Arruda, dissolver a energia negativa que esta com o consulente.

Possui os mesmos verbos de imposição, para afastamento ou dissolução das energias mais densas.

Por ser uma erva quente, não se pode lavar a cabeça com este banho, apenas do pescoço para baixo.

Sálvia

A sálvia é uma erva morna, equilibradora, que carrega em si energias vivas que atuam no sentido de corrigir e equilibrar desvios da nossa energia.

Seus verbos também impositivos, são: equilibrar, acalmar, apaziguar, igualar, regenerar as energias do consulente que podem estar em desequilíbrio.

Ás vezes um banho de sal, que pertence a categoria dos banhos quentes, pode retirar toda energia positiva de quem o toma! Portanto, fazer um banho equilibrador, com ervas mornas é fundamental.

Por ser uma erva morna, podemos lavar a cabeça com este banho, desde que, não tenha nenhuma outra erva no banho, erva quente.

Como dito no início todas as ervas de todos os Orixás, são Ervas de Preto Velho para banho. Portanto, o que precisamos saber, é que tipo de banho tomar, de acordo com as nossas necessidades.

Porém, se não souber que banho tomar, mas esta precisando refazer suas energias, tome um banho de boldo, esta erva pode ser usada na cabeça.

Leia também: Banho Quebra Demanda: 3 Receitas Com Plantas e Ervas Fortes

Como fazer um banho com as ervas de Preto Velho?

Todo banho é orientado pela entidade que o pede, tipo de erva, quantidade de ervas e folhas, se sera macerado ou apenas fervido( infusão), enfim.

Bem como a quantidade de dias que se deve tomar, quando começar, se é preciso ou não acender uma vela antes do banho.

Enfim, todo o banho e processo é orientado pela entidade, de acordo com as necessidades de cada consulente.

Preparação do banho:

No geral, o banho é feito por infusão, ou seja, coloca-se a água para ferver, e quando estiver fervida desliga-se o fogo, coloca-se a ou as ervas, e abafa com um prato, tampa ou pano branco.

Nunca deixe que as ervas fervam junto com a água, o fogo precisa já estar desligado quando for coloca-las.

Como tomar o banho:

Assim como for pedido pela entidade, Ela vai instruir a forma como se deve tomar o banho.

Isto porque precisa ser levado em conta a finalidade do banho! Pois, as ervas que serão usadas, qual o melhor dia da semana, se precisa ser feito mais de uma vez, enfim.

O banho pode ser cabeça e o corpo ou apenas o corpo, preservando a cabeça, de acordo com a categoria da erva, se quente , morna ou fria.

Leia também: 4 Oração Zé Pilintra para Ele me Ligar Chorando e Vira Pensamento

Qual é a finalidade do banho de Preto Velho?

São inúmeras, os banhos são tão poderosos que podem livrar a pessoa que o toma, de grandes mazelas, abrir caminhos, curar doenças.

Os Pretos Velhos trabalham para qualquer tipo de demanda. Sendo que quando não podem sozinhos pedem ajuda, na maioria das vezes para Exu, então o banho pode ser um banho de Exu.

Mas, quando estes velhinhos da Umbanda pedem seus banhos, têm neles muito fundamento, no geral a primeira sensação que se tem é de paz, de conforto e de Fé.

Esta linha trabalha muito com o aconselhamento dos filhos/consulentes. Trazem sempre uma palavra de conforto, seus conselhos sempre são em direção ao perdão e entendimento das demandas.

Por isto, seus banhos estão sempre relacionados a trazerem a esperança e paz, aos que tomam.

Mas, não se enganem estes Velhinhos fazem muito mais do que isto, com seus banhos, conselhos e suas baforadas de seus cachimbos ou cigarros de palha.

Salve os Pretos Velhos e suas mandigas! Adorei as Almas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *