Início » Umbanda e Orixás » Pomba Gira Rosa Negra: Saiba quem é e as características de seus filhos

Pomba Gira Rosa Negra: Saiba quem é e as características de seus filhos

Pomba Gira Rosa Negra: Saiba quem é e as características de seus filhos

A Pomba Gira Rosa Negra, pertence a falange das Pombogiras que trabalham com rosas, como a Sete Rosas, a Dama das Rosas, a Rosa Vermelha, a Dona Rosa Caveira, entre outras.

Porém, Rosa Negra é rara, quase não a encontramos em trabalhos em terreiros, e talvez por isto ela não seja tão conhecida e não tenha tantos filhos.

Só para exemplificar, todas as Pomba Giras que trabalham com rosas, estão ligadas diretamente a trabalhos que envolvem sensualidade e sexualidade.

Porém, o que diferencia Rosa Negra é o poder que ela tem de eliminar, extinguir mesmo, ações negativas que estão ligadas a qualquer problema afetivo, sexual ou sensual.

Sendo assim, todo trabalho de amarração e ou de adultério, são cobrados severamente e desfeitos por esta Pomba Gira! Entidade essa que costuma trabalhar nestes casos com a Rosa da Noite.

Rosa Negra sabe que todos nós temos o direito a escolha. Então, amarrar ou obrigar alguém a ficar do lado de um outra pessoa, é no mínimo descumprir a lei natural de tudo.

Quem é Pomba Gira Rosa Negra?

Quem é Pomba Gira Rosa Negra?

Existem algumas “lendas” sobre a Pomba Gira Rosa Negra. O nome Rosa porque trabalha com a falange das Pombogiras de Rosa. E o Negro porque em sua última encarnação foi uma escrava, e traz então em seu nome a cor de sua pele.

Segundo esta mesma lenda, Rosa Negra era escrava e sofreu muitos abusos e maus tratos durante a sua pequena passagem aqui na terra, pois ela faleceu com 28 anos.

Entretanto, enquanto estava viva, Rosa fazia feitiços e magias contra seus agressores, que era uma forma de se vingar dos maus tratos.

Porém, quando desencarnou sentiu-se culpada pelo mal que havia feito e passou a trabalhar na espiritualidade em prol de quem sofre por magias e feitiços.

Mas, existe uma outra lenda que diz que o Negro em seu nome se refere ao vazio, ao nada, esta cor, o negro, retira a energia negativa, limpando, destruindo o mal, para logo depois construir o bem.

A Pomba Gira Rosa Negra, é regida pelos Orixás Omulu e Obaluayê, mas alguns qualidades desta Pomba Gira são regidas por Nanã Buruque, são elas:

  • Rosa Negra do Cemitério
  • Rosa Negra das Almas
  • A Rosa Negra da Calunga
  • Rosa Negra do Cruzeiro

Desta forma, e por conta de todas as suas qualidades, seu local de atuação pode ser no cemitério, mas , atua em quase todos os lugares, como:

  • Bosques,
  • Matas
  • Encruzilhadas
  • Florestas,

Em suma, qualquer lugar em que uma rosa puder nascer, sera seu campo de atuação.

As roupas desta Pomba Gira

Quando falamos das roupas que são utilizadas por cada entidade, corremos o risco de generalizar. Isto porque em alguns terreiros não existe outra roupa de trabalho que não seja o branco.

Porém, cada entidade, ainda trabalhando de branco, pode ter um material de trabalho, que pode ser: leque, pulseiras, laços, chapéus, rosas, enfim.

Mas, se falando da Pomba Gira Rosa Negra, suas roupas no geral são pretas, às vezes por conta da regência de cada uma delas, pode ter uma cor, dourada, vermelha, lilás, mas no geral são pretas.

Lembrando que o preto, a cor, simboliza sempre poder e força, e não a ausência de cor como algumas pessoas sugerem.

Para Rosa Negra, sugere ainda que o preto representa o vazio, o esvaziar do ser, de forma a completa-lo de coisas e energias boas.

Os seus costumes e manias

Não tenho nenhum conhecimento sobre manias ou costumes da Pomba Gira Rosa Negra. Seus filhos quando a incorporam têm sempre a mão, uma taça de champanhe, uma cigarrilha e uma rosa negra.

A rosa negra não pode faltar, pois a representa.

Entretanto, ainda falando sobre manias, quem as têm são seus médiuns, claro que uma Pomba Gira vai ter um jeito de chegar, de trabalhar, mas no geral o médium é que acaba por influenciar nestas manias.

Temos dos artigos neste site que fala um pouco sobre este comportamento, são eles:

O que esta Pombogira gosta e não gosta?

Para agradá-la basta ser honesto , responsável e autêntico em sua missão, nem oferendas ela recebe, quem recebe é a Pombogira Dona Rosa Caveira.

Mas, se quiser acender uma vela para ela, você pode, a vela pode ser preta ou vermelha, mas, senão tiver nenhuma das duas, pode ser branca.

A Pomba Gira Rosa Negra, não suporta adultério ou falsidades, cobra muito de seus filhos sobre estas questões.

Por isto, não faça o mal, não use de magias ou feitiços para mudar o rumo natural das coisas, e sempre que for possível, ajude os outros.

Quais as características dos filhos de Pomba Gira Rosa Negra?

Estes precisam ser honestos e dignos para trabalhar para a Rosa Negra, se for adúltero não terá o apoio dela em nenhum momento de sua vida.

Se um filho de Rosa Negra for adúltero, sofrerá muito em vários aspectos de sua vida, saúde, finanças, família, relacionamento, trabalho.

Seus filhos não podem trabalhar com magia negra, apesar de conhecê-las por intermédio de Rosa Negra, mas nunca, em momento algum, eles podem usar a magia negra a seu favor.

Mas, podem e devem usar esta mesma magia para combater o mal, e nunca para iniciá-lo.

Filhos da Pombogira Rosa Negra, precisam ser íntegros, sinceros, de coração puro, ter em mente que ajudar o próximo é sua maior e principal missão, e que todo o resto virá a partir dai.

Mas, isto serve para todos os Umbandistas, e não apenas para os filhos de Rosa Negra.

A Pombogira Rosa Negra, é em primeiro lugar uma guardiã, que faz seu trabalho sem receber qualquer tipo de oferenda, já que as oferendas são feitas para Dona Rosa Caveira, mas nem por isto deixa de fazer o seu trabalho na espiritualidade, livrando as pessoas de amarrações e feitiços sexuais, que os deixam paralisados e sem condições de decidirem por suas vidas. Sua missão como a de qualquer outra entidade de Umbanda é ajudar o próximo, no que for preciso e merecido.

Salve Pombogira Rosa Negra!

Leia também: Coçeira na Mão Esquerda e Direita: o que significa no espiritismo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *