Início » Umbanda e Orixás » Características de Pomba Gira Sete Catacumbas: a Dona 7 Catacumbas

Características de Pomba Gira Sete Catacumbas: a Dona 7 Catacumbas

14 Características de Pomba Gira Sete Catacumbas: a dona 7 catacumbas

Antes de falar sobre as características da Pomba Gira 7 Catacumbas, ou apenas Dona 7 Catacumbas é importante referir que ela é da falange dos Caveiras. Para além disso, atua na calunga pequena, ou seja, nos cemitérios mas, não apenas em Cemitérios.

Porém, não confunda a Dona 7 Catacumbas com outras Pomba Giras como Rosa Caveira, Maria Caveira e tantas outras! Outras essas que também fazem parte da mesma falange, ou seja, a dos Caveiras.

Apesar de pertencerem a mesma falange, são Pomba Giras distintas basta analisar seu nome 7 Catacumbas e não 7 Caveiras.

Assim como tantas outras Pomba Giras e Exus, não existe uma única história para sua vida e reencarnações, algumas dão conta de que nasceu em 914 e faleceu em 952, levando uma vida sofrida em que viveu poucos anos.

Porém, outras dizem que ela se sacrificou muito por um amor proibido, que enlouqueceu e logo desencarnou. O fato é que para saber a historia da Dona 7 Catacumbas precisaríamos ouvir dela própria.

Entretanto, sendo Ela chefe de falange sua incorporação é rara, o que presenciamos em alguns terreiros são suas falangeiras que carregam seu nome e atuam em sua falange sob seus comandos.

Quem é a Pomba Gira Sete Catacumbas?

Pomba Gira

Dona 7 Catacumbas é uma feiticeira. Seus trabalhos ou feitiços são para abertura de caminhos, não apenas para as pessoas que a procuram, mas principalmente para seus médiuns! Tudo isso sempre que houver merecimento.

Apesar de pertencer a falange dos Caveiras, essa Pomba Gira é muito séria. Diferentemente dos Caveiras que são alegres e gostam muito de brincar, mas sem nunca deixar de fazer o que é certo.

Não apenas séria mas também muito respeitosa, e que exige respeito dos consulentes e principalmente de seus médiuns, por merecimento é claro.

Aliás, esta é uma das características do povo das Catacumbas! Não são de muitas brincadeiras e dão poucas risadas, carregam sempre um semblante sério, que assusta ás vezes.

Porém, podemos sempre contar com a ajuda deles pois são leais e fiéis aos seus médiuns, e de quem precisar de sua ajuda desde que tenham o merecimento, já que atuam sob a Lei Maior.

Leia também: Como Conversar e Invocar Minha Pomba Gira e Ser Atendido?

Conheça as características de Pomba Gira Sete Catacumbas: a Dona 7 catacumbas

Características de Pomba Gira 7 Catacumbas

Com dito anteriormente a Dona 7 Catacumbas é uma Pomba Gira muito séria e de respeito, e que não gosta de muitos apetrechos como pulseiras, colares, brincos.

No geral usa o preto como vestimenta. Porém, pode ter alguns detalhes em prata, dourado ou branco, gosta de fumar cigarros e cigarrilhas e bebe champanhe.

Trabalha com a limpeza energética das pessoas e dos ambientes, retirando eguns e quiumbas, utiliza a força das catacumbas e do Cruzeiro das Almas para isso.

Além disso, protege muito seus médiuns livrando-os de doenças e demandas, promovendo a cura. Mas da mesma forma em que oferece ela cobra! Seus médiuns precisam andar sempre na linha e serem respeitosos.

Quando chega em terra, costuma da uma risada alta e ás vezes assustadora, isso porque quer avisar aos quiumbas e eguns que Ela chegou e que nenhum deles vai se manter por ali, Ela vai levá-los assim que for embora.

Ás vezes, até parece um grito de guerra que já indica a sua vitória contra o mal e as maldades, seja do lugar ou das pessoas.

Porém, não confunda a Dona 7 Catacumbas com outras Pomba Gira que pertencem a mesma falange, tais como:

  • Pomba Gira Maria Mulambo das 7 Catacumbas;
  • Maria Padilha das 7 Catacumbas;
  • Ou qualquer outra que leve em seu nome o 7 Catacumbas.

São entidades diferentes que têm gostos diferentes e formas de trabalham que se diferenciam. Mas ainda assim, é bom lembrar, que apesar das diferenças todas elas trabalham para a Lei Maior, portanto, são espíritos de Luz.

Leia também: 27 Pedras de Cada Orixá na Umbanda: Iansã, Ogum, Oxum, Iemanjá, Oxóssi

Qual a cor da Vela da Dona 7 Catacumbas ?

Como quase todas as Pomba Giras e Exus, a Dona 7 Catacumbas aceita a vela preta e vermelha. Porém, como estamos falando da falange das Catacumbas, ou seja, do cemitério podemos acender velas brancas. E, se for no cruzeiro, pode ser ainda a vela branca e preta.

Mas, a cor e local para acender a vela será determinado pela própria Pomba Gira, Ela pode pedir para acender na porta do cemitério, ou ao lado de uma catacumba.

Lembrando sempre que a vela branca é uma vela ” coringa”, que pode ser usada para qualquer linha de trabalho ou para qualquer Orixá.

Por que a Dona 7 Catacumbas é conhecida por alguns como a Bruxa do cemitério?

Dona 7 Catacumbas é conhecida por algumas pessoas como a Bruxa do Cemitério, isso se deve ao fato dela ser uma mulher muito forte, determinada, inflexível e que domina a morte.

Em outras palavras, ela trabalha com os eguns que nada mais são do que espíritos desencarnados e que ainda estão vagando, e os quiumbas que são “escravos” dos Exus e Pomba Giras.

Apesar de trabalhar com os “mortos” e dominá-los, isto não quer dizer em momento algum que Ela favoreça a morte, provocando-a ou evitando-a, elas simplesmente domina os espíritos já desencarnados.

Depois que o espirito desencarna e de acordo com seu grau de merecimento ou evolução, ele pode fica vagando pelo mundo espiritual, e pode se envolver com espíritos muitos ruins.

Por isso é que a Dona 7 Catacumbas esta ali, para fazer com que encontrem o caminho certo a seguir e usa de sua autoridade e respeito para isso.

E que nenhum espírito se atreve a questionar ou a desobedecer.

Sobre o número 7 na Umbanda

O número 7 na Umbanda tem uma magia, na verdade ele místico para quase todas as religiões.

Porém, na Umbanda quem carrega o 7 em seu nome é porque tem permissão de entrar e sair de qualquer lugar e a qualquer hora.

Soma-se a este fato o nome da falange ( caveira, catacumbas, almas, cruzeiros, etc.) e ai podemos identificar o comando principal daquela falange e ponto de atuação.

Mas, uma coisa é certa, todos os 7, sejam eles Porteiras, Almas, Encruzilhadas, Catacumbas, Cruzeiros, etc., trabalham sob o comando do Exu das 7 Encruzilhadas e servem a todos os Orixás.

Todos trabalham para a Lei Maior, pelo Bem da humanidade e praticam a Lei de Xangô, quem deve paga quem merece recebe!

E então, esclareceu todas as suas dúvidas sobre as características de Pomba Gira Sete Catacumbas? É uma entidade maravilhosa que apenas temos de admirar, portanto aproveite e agradeça toda a sua ajuda!

Laroyê todos os Exus e Pomba Giras da Umbanda, Salve a Senhora Dona 7 Catacumbas e o povo das Catacumbas!

Leia também: Cores das Velas dos Orixás no Candomblé: O Significado de Todas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *