Início » Umbanda e Orixás » Como Fazer a Firmeza de Exu na Própria Residência? Explicado

Como Fazer a Firmeza de Exu na Própria Residência? Explicado

Como Fazer a Firmeza de Exu na Própria Residência? Explicado

Como posso fazer uma firmeza de Exu na própria residência? Será que é possível e ainda será que é permitido pela Umbanda? Vou explicar tudo o que precisa fazer (e ensinar a fazer a firmeza) de maneira bem simples! Então, continue lendo mesmo abaixo.

Em um outro artigo falamos sobre assentamento e um pouco sobre firmeza, mas vamos aqui relembrar o que é uma firmeza.

Firmeza é um local onde firmamos nossos Guias e ou Orixás com a intenção de criar um ponto de força, que nos sustentará, e ajudará as entidades a nos ajudar e dar segurança contra as demandas.

Em um assentamento enterramos ou não, elementos magísticos de Exus ou Orixás, o que potencializa o poder de cada um deles e no geral este assentamento é feito em terreiros de Umbanda.

Porém, quando vamos fazer uma firmeza não precisa enterrar nenhum tipo de elemento de magia relacionado ao guia ou Orixá, basta que tenhamos algo que o represente, que pode ser uma imagem, um laço, uma fita, um tridente no caso de Exus e Pombo Giras.

Mas veremos neste artigo como pode ser feita uma firmeza e como mantê-la.

Como fazer uma firmeza de Exu em sua própria residência

Como fazer uma firmeza de Exu em sua própria residência

Apesar de Exu ser um espírito de Luz que trabalha para a Lei Maior, sua firmeza deve ser feita do lado de fora casa e geralmente do lado esquerdo de quem entra.

Embora os Exus tenham muitas funções de trabalho e trabalham constantemente pela organização no mundo espiritual, uma de suas funções é a de guardar os espaços para trabalho ou moradia, por isso a casa de Exu ou tronqueira como chamamos, fica do lado de fora da casa.

De acordo com o que aprendemos a tronqueira precisa ter porta. Não pode ser apenas um espaço aberto, precisa estar no chão, ou o mais próximo dele e com a porta fechada.

Por exemplo, a que tenho aqui em casa foi feita com placas de alumínio e pintada de preto com duas portas que abrem no meio.

Mas, isso não quer dizer que não poderá pedir alguma coisa para Exu e acender e firmar uma vela no chão do lado de fora da casa.

Leia também: Como Firmar o Anjo da Guarda? O seu de outra pessoa!

O que pode ser colocado em uma firmeza

Ás vezes a própria entidade pede algumas coisas para representar seu poder. Lembrando que o poder não precisa da vela, do marafu ou de qualquer outra coisa! Mas sim materialmente falando os representa.

Então pode ser que Ele peça por um tridente, um copo só dele, uma moeda, um punhal ou faca, um caldeirão, ou nada disto e apenas a vela. A bebida dele e um fumo que pode ser charuto ou cigarro, vai depender do que Ele fuma quando esta em terra.

Mas, gostaria de lembrar que apesar de ser um ritual e ter muita força, é preciso que quem esteja fazendo tenha a força para fazer daqueles elementos um ponto de firmeza que terá como função acolher os pedidos, recolher as energias ruins e equilibrar o médium ou a pessoa.

Tudo que for colocado na firmeza de Exu deve antes ser lavado com água normal e depois lavado com pinga, na verdade o que fazemos é jogar pinga em tudo que iremos colocar, e principalmente na tronqueira do lado de dentro.

Quantas vezes por semana preciso cuidar

O ideal seria toda semana uma vez por semana. Lavar os copos ou o copo, trocar a vela, colocar mais bebida no copo e acender o fumo.

A tronqueira precisa estar limpa, não pode ser um local sujo e desorganizado. Portanto, sempre retire os restos de vela, restos do fumo e o que sobrou de bebida nos copos.

Se for permito pode fazer um padê ( é uma oferenda para Exu). Mas neste caso é bom que se oriente com o próprio Exu pois existem pades que são feito apenas com a farinha de milho e pinga, outros ainda tem o dendê, outros ainda podem levar pimenta.

Então, antes de fazer sozinho um pade para Exu veja com a entidade como deve ser feito.

A vela precisa ser de sete dias

Não necessariamente. Às vezes quando vamos pedir alguma coisa na tronqueira podemos acender uma vela normal, mas se esta limpando a tronqueira para uma semana, o ideal é colocar uma vela de sete dias.

A vela pode ser toda preta, mas o Exu pode pedir que seja metade preta e metade vermelha. Tudo vai depender do que ele pedir.

O importante é que a tronqueira nunca fique sem luz, lembrando sempre que esta luz é para você e não para o Exu em questão.

Leia também: O que prometer a Nossa Senhora Aparecida? Como fazer promessa!

A firmeza de um Exu pode aprisioná-lo em um espaço?

Os perigos das firmezas de Exu

Não, a firmeza tem como função a de dar um ponto de apoio e poder para a pessoa em questão. Além é claro de ser um espaço reservado para o Exu ali firmado.

Mas isto não quer dizer que o Exu vai passar seus dias e suas noite ao lado da firmeza e dentro da casinha, é apenas um ponto material de força que foi criado para facilitar a comunicação entre ambos.

Além é claro, de ser um local onde você poderá “cuidar” do Exu ali firmado e ainda fazer seus pedidos, acender suas velas, oferecer uma bebida.

Exu não se permite aprisionar. Algumas leituras sobre o assunto Exu nos diz que nem em batalhas com os magos negros eles são aprisionados o que dirá em uma casinha feita por um humano.

Não se preocupe com isso

Então não se preocupe com isso! Você não estará de forma alguma mudando o rumo dos acontecimentos.

Ter uma firmeza de Exu em casa representa proteção para você e respeito para o Exu que terá a partir dai um local onde poderá receber suas oferendas ( nem todas).

Portanto, se tem uma firmeza de Exu em casa, sempre que estiver se sentindo mal com alguma situação, ou precisar fazer um pedido, basta acender uma vela na tronqueira e pedir com o sinceridade. Se for possível Ele irá te atender, se não for receberá no mínimo paz e força para seguir.

E então, já sabe como fazer uma firmeza de Exu na sua própria residência? Pode parecer complicado, mas a verdade é que qualquer pessoa é capaz de a fazer.

Então, simplesmente leia todo o artigo atentamente e tente fazer você mesma. Acredite, vai ficar muito bom e vai obter os resultados que pretende!

Apesar de não ser necessário ter uma tronqueira para ser amparado pelos Exus e Pombo Giras pois sabemos que nada material os compra, é bom ter um local para acender as velas, oferecer uma bebida, fazer pequenas oferendas, demonstrar respeito a estas entidades reservando um lugar apenas para elas. Não que sua atuação não seja possível se não tiver este espaço.

Laroyê Exu! Olhai por nós!

Leia também: Como saber minha Pomba Gira pela data de nascimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *