Início » Umbanda e Orixás » 16 Qualidades de Oxum na Umbanda

16 Qualidades de Oxum na Umbanda

16 Qualidades de Oxum na Umbanda

Antes de falarmos sobre as 16 qualidades de Oxum na Umbanda, eu gostaria de explicar o que são qualidades. Isto, pois muita gente confunde isso e gostaria de deixar bem claro o que são.

Embora, eu pudesse discorrer sobre o assunto de uma forma mais longa, e talvez pouco compreensiva, preferi usar termos mais simples, e de fácil entendimento.

As qualidades de um Orixá, se dá na medida que acontece os “cruzamentos” dos Orixás, que poderíamos chamar de um terceiro Orixá.

Por exemplo, uma Oxum que trabalha na vibração de Ogum, resulta em uma Oxum Opará, ou seja, poderíamos dizer que a Oxum Opará é o terceiro Orixá, mas na verdade é apenas uma qualidades de Oxum.

Além desta nomenclatura, poderíamos dizer que as qualidades são os falangeiros, espíritos que atuam nesta linha sob o comando ou vibração de mais um de Orixá.

Ficou confuso? Então, vamos lá para um exemplo mais direto, sou filha de Oxum, mas trabalho também na vibração de Ogum, minha Oxum será então Oxum Opará.

Ou ainda, sou filha de Oxalá, mas também trabalho na vibração de Omulú, portanto o meu Oxalá seria Oxalufan.

Assim sendo, as qualidades nada mais são, do que o ” cruzamento” de dois ou mais Orixás, para a ” criação” de uma terceira energia, e não de um terceiro Orixá.

Contudo, estas qualidades são mais utilizadas no Candomblé. Na Umbanda não usamos muito, pois assumimos o Orixá de Fé! Ou seja, o de cabeça, e não o demanda que seria a junção dos Orixás.

16 qualidades de Oxum na Umbanda que deve conhecer

qualidades de Oxum na Umbanda

Antes de mais nada, gostaria de dizer que as qualidades de que falaremos aqui nesta artigo, ou seja, as 16 qualidades de Oxum, são usadas no Candomblé e não na Umbanda.

Porém, quando falamos da mistura de Umbanda com Candomblé, conhecido como Umbandoblé, estas qualidades são faladas com maior frequência. Então, sem mais demoras, confira todas elas abaixo!

ÒSUN ABALÔ

Esta qualidade de Oxum, trabalha nas vibrações de Omulú, Ogum, Iansã e Oxóssi, a mais velha das Oxuns, representa a mulher, e a avó amorosa.

ÒSUN IJÍMU

Ósun Ijímu, é uma qualidade de Oxum que trabalha na vibração de Mãe Iemanjá, também conhecida como Oxum Ajímu ou Jimu, esta qualidade de Oxum é um pouco mais meiga que a Oxum Abalô ou Abalu.

ÒSUN ABOTÔ 

Oxum que trabalha na vibração de Mãe Iemanjá, Oxalá,  Nanã e Oyá, é uma qualidade de Oxum jovem e vaidosa, que ajuda as mulheres a terem seus filhos, já que Iemanjá representa o trono da geração.

ÒSUN OPARÁ

Ou ainda, Oxum Apará, trabalha na vibração de Ogum, por isto além de ser a mais jovem, ainda é guerreira, também conhecida como a Senhora da Espada.

ÒSUN AJAGURA ou Ajajira

Esta qualidade de Oxum, trabalha na vibração de Mãe e Iemanjá e Pai Xangô, Oxum guerreira e jovem, também carrega uma espada, trabalha na justiça, e guarda uma certa semelhança com Oxum Opará.

YEYE OKE

Esta Oxum trabalha na vibração de Pai Oxóssi, muito  jovem e guerreira, suas principais características são a força e a vontade de lutar.

YEYE ÌPONDÁ

Esta qualidade de Oxum trabalha na vibração de Oxaguiã, ou Oxalá Jovem, guerreira, leva sempre uma espada na mão.

YEYE OGA

Esta Oxum trabalha na vibração de Nanã Buruquê, mais velha, mas ainda assim muito guerreira.

Leia também: O que fazer com uma oferenda depois de entregue? Respondido!

YEYE KARÉ

Oxum que trabalha na vibração de Logum Edé, é jovem e guerreira.

YEYE IPETU

Oxum de culto muito antigo, trabalha nas vibrações de Ossaim, Oyá e guarda uma ligação com Egun.

YEYE AYAALÁ

Trabalha em vibração com Ogum,  talvez seja a mais ancestral dentre todas, considerada a avó, guarda uma certa ligação com Orunmilá e as Iyamis.

YEYE OTIN

Esta qualidade de Oxum trabalha na vibração de Oxóssi, por isto a sua ligação com as caças e as matas.

YEYE IBERÍ

Oxum nova que trabalha na vibração de Mãe Iemanjá, elegante bonita e vaidosa, alguns dizem ser esta a Oxum de Mãe Menininha do Gantois.

YEYE MOUWÒ

Esta qualidade de Oxum, trabalha na vibração de Olokun e Mãe Iemanjá, exerce grande pode sobre as iyamís.

YEYE POPOLOKUN

O culto desta Oxum é muito raro, com suas forças em lagos e lagoas, trabalha na vibração de Oxalufan Mãe Iemanjá e Orunmilá.

YEYE OLÓKÒ

Esta Oxum é guerreira, trabalha nas vibrações de Oxóssi, Obaluayê e Nanã Buruquê, seu ponto de força esta nas florestas, e em grandes poços de água.

Leia também: 3 Oferendas Para Oxum Para Prosperidade

Qual é a importância de conhecer todas estas qualidades?

Entidades da Umbanda e sua importância

Embora, conhecer as qualidade de Oxum, possa ser de uma certa valia para os médiuns, no dia a dia não tem muita importância.

Isso porque quem comanda os trabalhos em uma gira de Umbanda são as entidades, e no geral na Umbanda quem trabalha são os falangeiros do Orixá.

Ou seja, Orixá não fala na Umbanda, não da consulta, Ele apenas da passes de descarrego ou de energização, quando estão em terra.

Então saber ou não, de qual das 16 qualidades de Oxum é a que você recebe e trabalha, não tem muita importância.

O importante é que seja sempre muito verdadeiro com as vibrações, e mensagens que recebe por meio destas incorporações.

De que forma devo tratar, uma das 16 qualidades de Oxum na Umbanda?

O médium de Umbanda tem sempre um Pai de Santo ou Zelador de Santo, e é este Pai que irá orientar o filho como deve ser tratada, e cuidada este Orixá.

Por isso, não se preocupe em como cuidar da sua Oxum, ou de uma das suas qualidades, sempre que for necessário algum tipo de oferenda ou recolhimento, o Pai de Santo avisará.

Mas, o que podemos e devemos fazer sempre, são as nossas orações e acender sempre que possível uma vela, que pode ser branca, caso não saiba a cor da Oxum que carrega.

Na Umbanda a vela para Oxum é azul escuro, mas no Candomblé a vela é amarela, mas a sua Oxum em especial pode pode querer a vela vermelha, então senão souber qual a cor de vela usar, use branco.

E então, gostou de conhecer todas as qualidades da entidade Oxum na Umbanda e no Candomblé? Sabemos que são muitas, mas a verdade é que todas elas são puras e verdadeiras! Então, aproveite e agradeça cada uma delas.

Oxum, a Orixá do amor, da prosperidade, do ouro, Senhora que nos enche de amor e de riquezas espirituais, representa a geração do ser, olhai por nós Mamãe Oxum.

Leia também: 7 Características de Quem Tem Cabocla Jurema

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *