Início » Umbanda e Orixás » O que fazer com uma oferenda depois de entregue? Respondido!

O que fazer com uma oferenda depois de entregue? Respondido!

O que fazer com uma oferenda depois de completa?

Esta pergunta, o que fazer com uma oferenda depois de entregue ou feita, é muito comum e recorrente.

A maioria das pessoas não sabem o que fazer com o que ficou da oferenda, as comidas, bebidas, restos de velas e cigarros, flores e frutas, louças e garrafas, enfim, tudo que foi utilizado.

Antes de falarmos sobre o assunto em si, gostaria de dizer que todo Umbandista tem a obrigação de cuidar do meio ambiente e da natureza.

Pois, nossos Orixás representam, e têm seus pontos de força na natureza, Oxóssi que cuida das matas, Iemanjá que cuida do mar, Oxum das cachoeiras, entre outros.

Por isto como iremos pedir alguma coisa para a espiritualidade, se estamos acabando com seus pontos de força, sujando e deixando lixo por onde passamos?

Sim lixo, o que sobra depois de uma oferenda entregue, é lixo.

Sabemos hoje que um portal mágico se abre em 20 minutos, isto quer dizer que poderíamos arriar nossos trabalhos e já despacha-los em 30 minutos no máximo.

Tudo o que tinha para ser absorvido daquela oferenda, já foi, não tem porque deixá-la por mais tempo.

Mas, então porque não fazemos desta forma?

Porque nossa cultura e o que aprendemos até agora não nos permite mudar, as pessoas têm medo de algum tipo de força negativa.

Mas chegaremos lá!

O que faço com uma oferenda depois de entregue?

O que faço com uma oferenda depois de entregue?

Então o que fazer com uma oferenda depois de entregue, jogue no lixo, tudo o que sobrou desta oferenda é lixo.

Mas, não quero de maneira nenhuma dizer que uma oferenda não tem sentido e força, claro que tem, mas tem enquanto não esta estragada.

Pense comigo, você faz uma oferenda para Mãe Iemanjá, fez um manjar para ela, ou um arroz doce, por quanto tempo ele vai durar sem estragar ou azedar?

E ainda, você comeria algo já estragado ou azedo?

Acredito que não, então porque Mãe Iemanjá comeria ou aceitaria?

Portanto, a entrega ou oferenda só é valida e aceita no dia em que se faz! Se você fizer a oferenda em sua própria casa, aguarde por três dias e pode jogar fora, sem a louça ou alguidar em que fez.

Coloque em uma folha de bananeira, ou qualquer outra folha se for possível e jogue no lixo.

Leia também: 3 Oferendas Para Oxóssi Para Abrir Caminhos

E se deixar a oferenda numa encruzilhada, preciso lá voltar?

Não, não precisa voltar, mas o alguidar e a garrafa vão ficar lá, isto se a oferenda que fez foi feita em um alguidar.

Existem oferendas que precisam ser feitas em alguidares, ou louças, e ainda com bebidas em garrafas, se deixarmos isto na encruzilhada é possível que sejam recolhidos por alguém que vai jogar no lixo.

O ideal seria podermos entregar nossas oferendas em locais próprios, aqui em São Paulo nós temos alguns lugares próprios para isto e podemos deixar tudo lá pelo tempo que a administração do lugar quiser.

Mas, caso não tenham estes lugares próprios, fale com o Exu ou entidade se a oferenda pode ser feita sem alguidar e garrafas, se for possível, melhor.

Porém se não houver outro jeito, teremos que deixar na encruzilhada mesmo, mas sem a necessidade de voltar para pegar alguma coisa que tenha restado.

O que acontece se alguém estragar minha oferenda?

A falta de respeito e conhecimento de muitas pessoas, ainda nos leva a ver estes vandalismos, e não só na Umbanda e Candomblé, mas em vários outros cultos e religiões.

Mas, não se preocupe se alguém estragar sua oferenda depois de arriada ou entregue. Pois, sua parte você já fez, a entidade já recebeu e aceitou a sua entrega, então não tem porque se preocupar.

Assim como quem estragou, não precisa se preocupar porque não existe vingança na espiritualidade, nós seres humanos é que ainda nos vingamos, mas, eles não.

Portanto, se alguém estragar sua oferenda não vai acontecer nada, nem com você e nem com quem mexeu.

Mas acaba por acontecer sempre alguma coisa com quem estragou, mas não por conta das entidades, mas dos Quiumbas que estrão soltos por ai.

Leia também: Dia da Semana de Cada Orixá na Umbanda: Saiba qual é dia de cada um!

Posso jogar uma oferenda no lixo?

Sim pode! Mas não jogue com a louça, coloque o que sobrou da oferenda em uma folha de bananeira ou mamona ou ainda em qualquer outra folha que caiba, e jogue no lixo.

Isto porque o Axé que precisava obter, já o recebeu no momento em que arriou o trabalho ou ofereceu a oferenda.

Por isto, o que resta agora é apenas lixo que vai apodrecer.

Se fez esta oferenda em casa, aguarde por três dias e pode jogar fora ou despachar, você pode por exemplo, jogar o manjar de Iemanjá no mar ( despacho), ele não fará mal a natureza, mas a louça que usou não.

Esta louça poderá ser reutilizada.

O que faço com os materiais de uma simpatia quando ela está completa?

Materiais que restam de uma simpatia

Pronto, até aqui já sabemos o que fazer com uma oferenda depois de entregue, porém, o que fazer com os materiais que usamos, louças, taças, alguidares, facas, etc…

Se a oferenda foi feita em casa, ou em um terreiro e ficou lá por alguns dias, você joga os alimentos e bebidas no lixo e pode lavar os utensílios que usou.

Mas, não é apenas lavar com água e sabão é preciso um cuidado maior, porque estes utensílios serão usados para outras oferendas.

  • Oferenda para a direita: lave as louças com água e sabão, e depois lave com um banho de folhas que pode ser o boldo, se a oferenda foi feita para Mãe Iemanjá, você pode ainda lavar com alfazema, se quiser acenda uma vela azul ou branca ao lado da louça enquanto ela seca.
  • Oferenda feita para esquerda: lave o alguidar ou o que foi usado com água e sabão, e em seguida lave com pinga, passe pinga em tudo, podemos ainda acender uma vela vermelha, preta ou branca ao lado dos utensílios e deixar secar.

Pronto, já podemos usar estes materiais para as próximas oferendas.

Mas, observe sempre as recomendações das entidades, se não for possível usar os utensílios, jogue-os fora em lixo reciclável de preferência.

Existe ainda uma outra possibilidade, na impossibilidade de usar o mesmo alguidar, deixo-o nas matas, ele é feito de barro e não vai prejudicar a natureza.

Agora você já sabe o que fazer com uma oferenda depois de entregue.

Posso e devo fazer minhas oferendas, mas não posso fazer mal para a natureza e sujar praias, matas, ruas, enfim.

Leia também: Quanto Tempo Demora um Trabalho de Exu a Fazer Efeito? E um Ebó?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *