Cada orixá tem o seu dia específico na Umbanda. Portanto, há um dia da semana dedicado a cada um deles.
Ademais, há ainda um dia do ano no qual as atenções se voltam a esses orixás. Mas, afinal, para que servem essas datas?
Na realidade, os dias dos orixás funcionam como um momento mais propício para a conexão com a entidade.
Fazer uma simpatia para Oxalá, por exemplo, será mais eficiente na sexta-feira. Isso porque a sexta é o dia da semana dedicado a esse orixá poderoso.
Ademais, Exu comemora o seu dia no domingo. Sabendo disso, você terá em mente que as orações para o santo funcionam melhor quando feitas nesse dia.
A divisão em dias para cada orixá, portanto, é um meio de organizar as coisas. Essa é uma forma de compreender mais a fundo tudo que gira em torno de cada entidade.
Além disso, existem ainda as datas do ano que servem para os espíritos superiores. Iansã comemora seu dia em 4 de dezembro, por exemplo.
Essa é a data perfeita para pedir por proteção para o restante do ano. A seguir, você conhecerá mais a respeito do dia de cada orixá na Umbanda.
Conheça o dia de cada orixá na Umbanda: Exu, Iansã e mais!
O dia de cada orixá é muito marcante na Umbanda. Seja o dia do ano ou mesmo da semana, trata-se de uma data importante.
Quem é filho de Exu, por exemplo, guarda o domingo para se conectar com o santo. Já quem segue Iemanjá trata de fazer sua conexão mais profunda com a entidade aos sábados.
Em meio a tudo isso, fica claro que conhecer os dias dos orixás te ajudará a se ligar melhor a eles. Suas preces serão ouvidas de modo mais atento e claro.
Ao mesmo tempo, haverá como se conectar mais intensamente a essa entidade. Agora que já sabe disso, aprenda na sequência quais são os dias destinados a cada um dos principais santos.
Dia de Exu na Umbanda:
O dia de Exu na semana é o domingo. Assim, esse é um momento especial para fazer orações em prol da sua proteção ou de qualquer outro objetivo.
Já no ano, o da de Exu é 13 de julho. Caso queira, pode ser um instante único para se conectar ao orixá e abrir os seus caminhos.
Se for seguidor de Exu, agora você já sabe quando realizar suas preces ao santo. Desse jeito, a entidade poderá te ajudar a ser mais forte.
Dia de Oxalá na Umbanda:
Na semana, o dia de Oxalá é a sexta-feira. Portanto, é o momento ideal para se conectar com essa entidade e pedir por algo que queira.
Por sua vez, o dia 25 de dezembro é destinado a Oxalá. Desse modo, é a data do ano em que se comemora a força dessa entidade.
Trate de fazer seus pedidos ao orixá a qualquer momento. Mas saiba, ao mesmo tempo, que as orações podem ser mais fortes nas datas indicadas.
Dia de Oxóssi na Umbanda:
O dia de Oxóssi na semana é a quinta-feira. Já no ano, seu dia é 20 de janeiro. Protetor das matas, Oxóssi tem um poder fora do comum.
Portanto, costuma proteger os seus filhos de uma forma intensa. Quem se propõe a desfiar a força da entidade costuma sofrer as consequências.
Logo, trate de fazer seu pedido especial a Oxóssi nessas datas para ter a sua solicitação atendida mais rapidamente.
Dia de Ogum na Umbanda:
Ogum, por outro lado, tem a terça-feira como dia favorito da semana. Esse é um orixá guerreiro, famoso por combater as maldades do mundo.
Muito forte, comemora seu dia do ano em 23 de abril. O poder que emana de Ogum pode mudar a sua vida por inteiro.
Nesse cenário, pode ser interessante clamar pela intervenção do santo em seu caminho. Você certamente ganhará muita força.
Dia de Oxumaré na Umbanda:
Oxumaré comemora seu dia da semana na terça-feira. A exemplo de Ogum, que também guarda esse dia, Oxumaré te bastante poder.
Desse modo, seu dia do ano é 24 de agosto. O orixá costuma proteger os seus e abrir os caminhos de quem o segue.
Para clamar pela força de Oxumaré, é preciso muita fé e devoção. Com isso, você atrairá o poder do santo.
Dia de Xangô na Umbanda:
Xangô é conhecido por ser o rei da justiça. Assim, ajuda a todos que passam por injustiças e problemas em suas vidas.
Seu dia na semana é a quarta-feira. Esse santo, ademais, comemora seu dia do ano em 29 de julho. Trata-se, de fato, de uma entidade poderosa.
Mesmo os outros orixás nutrem um respeito muito grande por Xangô. Conhecido por defender a lei, tem muitos filhos pelo mundo.
Dia de Obaluaê na Umbanda:
O dia de Obaluaê é a segunda-feira. Orixá da doença e da cura ao mesmo tempo, cuida da saúde das pessoas.
No ano, o dia de Obaluaê é 16 de agosto. Esse orixá ainda é conhecido como Omulú, tendo muito poder em mãos.
Caso queira acabar com um problema de saúde, é para Obaluaê que deve pedir. Afinal, é o santo quem pode dar fim aos desafios nessa área.
Dia de Oxum na Umbanda:
Mamãe Oxum, como é conhecida, comemora seu dia no sábado. Assim, esse é o dia para entrar em contato profundo com a santa.
A orixá consegue proteger muito bem os seus filhos. Bastante conhecida, realmente tem um poder fora do comum.
Seu dia do ano é 12 de outubro, uma data muito especial. Caso queira a proteção de Oxum, esse é um grande dia para pedir.
Dia de Iemanjá na Umbanda:
Mamãe Sereia, como é conhecida Iemanjá, também comemora seu dia no sábado. Logo, é a data especial para se conectar com a orixá.
Rainhas das águas salgadas, consegue abrir os seus caminhos rapidamente. Portanto, Iemanjá tem diversos seguidores pelo mundo.
No ano, seu dia é 2 de fevereiro. Ainda é muito comum que as pessoas façam oferendas para Iemanjá no ano novo, pedindo por positividade.
Dia de Iansã na Umbanda:
Deusa da sabedoria, Iansã tem seu dia comemorado no sábado. Esse é um momento especial para a conexão com a entidade.
Portanto, é o momento ideal para ter o que quer. Caso consiga se ligar de verdade a essa santa, você sairá mais forte.
No ano, o dia de Iansã é 4 de dezembro. Desse modo, a orixá é muito conhecida por fornecer sabedoria aos seus seguidores.
Dia de Ossaim na Umbanda:
Ossaim tem uma ligação forte com as matas e florestas. Seu dia na semana é a quinta-feira, sendo essa a sua data especial.
Muito poderoso no que se relaciona proteger as matas, é um orixá aclamado por quem tem mais ligação com a natureza.
O dia de Ossaim no ano é 5 de outubro. Caso queira se comunicar com o orixá, esse é o momento ideal.
Dia de Ibeji na Umbanda:
Ibeji são os gêmeos orixás, que comemoram seu dia da semana no domingo. São famosos por protegerem as crianças.
Ademais, o seu dia do ano é 27 de setembro. Essas entidades, que se juntam para formar um só orixá, possuem muita bondade.
Relacionados a tudo o que é pequeno e ainda está crescendo, os Ibeji possuem a capacidade de enviar ótimas energias.
Dia de Nanã na Umbanda:
O dia de Nanã na semana é o sábado. Vale ressaltar que essa orixá tem uma ligação forte com a origem do homem no planeta Terra.
No ano, o dia de Nanã é 26 de julho. É muito natural, assim, que rituais específicos sejam direcionados a essa entidade nesse dia.
Nanã recebe muitos pedidos por evolução e desenvolvimento, seja em qual área da vida for. Assim, pode ajudar bastante nesse aspecto.
Só devo fazer as simpatias e orações nesses dias?
Algumas pessoas ficam com a seguinte dúvida: a comunicação com o orixá só pode acontecer no seu dia da semana?
A verdade é que não. Seja em uma oração ou simpatia, você pode realizar a conexão em qualquer momento.
Para isso, basta que tenha muita fé e se abra para o poder do santo. Todavia, saiba que a comunicação pode ser um pouco mais fácil caso realizada no dia do orixá.
Falar com Exu, por exemplo, costuma ser mais acessível no domingo. Já interagir com Ogum é mais fácil às terças-feiras.
Sabendo disso, você será capaz de interagir com os orixás de uma forma muito sábia. Desse jeito, acabará por extrair o melhor de cada santo.
Em todo caso, saiba que os rituais para os orixás não devem ser feitos exclusivamente no dia da semana destinado ao seu santo.
Há orixás que compartilham o mesmo dia da semana?
Sim, muitos orixás têm o mesmo dia da semana. Até porque uma questão matemática, isso é natural.
Existem diversos orixás na Umbanda e no Candomblé. Se for para contar, é possível dizer que há mais de 400 orixás no mundo.
Logo, como são apenas 7 dias na semana, é natural que muitos tenham a mesma data de comemoração. É o caso de Oxumaré e Ogum, que compartilham a terça-feira.
Esses santos são muito diferentes, mas têm o mesmo dia da semana destinado à sua comemoração. Caso seja apenas seguidor de Ogum, basta que realize a sua oração ou simpatia nesse dia.
Você não é obrigado a se relacionar com Oxumaré apenas pelo fato de os orixás terem o mesmo dia da semana. Sabendo disso, muitos mitos podem ser derrubados para os mais leigos.
Os orixás também valorizam o seu dia do ano?
Sim, as entidades dão muito valor ao seu dia no ano. Assim, cada orixá possui a sua data comemorativa ao longo do ano.
Funciona como se fosse um aniversário do santo, uma forma de se abrir para a força do padroeiro. No caso de Xangô, é 29 de junho. Já para Oxum, é 12 de outubro.
No dia do seu orixá, é recomendado realizar uma simpatia de proteção realmente forte. Desse modo, as más energias serão afastadas de uma vez por todas.
Esse é o momento do ano em que as entidades mais se abrem para a comunicação. Por conseguinte, deve ser valorizado ao máximo.
A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre as datas comemorativas de cada um dos principais orixás. Assim, terá uma noção mais ampla a respeito de quando orar para o seu santo.
Palavras Finais
Os orixás possuem os seus dias no ano e na semana. Desse modo, são datas destinadas a festejar o poder que emana de tais seres espirituais.
Caso já tenha o seu orixá, agora você sabe o dia dedicado a ele ou a ela. Portanto, poderá realizar seus pedidos com mais força nessas datas.
O mais importante, acima de tudo, é manter a devoção e a fé em alta. Como efeito, seu santo protetor fará com que a sua vida seja mais leve.
Umbandista, redatora, escritora, palestrante, e estou cursando Psicologia. Atualmente, sou a redatora responsável pela espiritualidade e Umbanda do Banhos Poderosos.