Filhos de Oxóssi

Filhos de Oxóssi

Você quer saber quais são as características que marcam as pessoas que são filhos de Oxóssi?

Pois bem, leia este artigo, que trará todas as informações que exemplificam bem quem está diretamente ligado a essa entidade espiritual.

Vamos falar também sobre aspectos ligados ao amor, inclusive, com quais santos são mais compatíveis com quem é filho de Oxóssi.


Quem é Oxóssi

Oxóssi

Antes de falar sobre os filhos de Oxóssi, vamos abordar um pouco mais sobre quem é este personagem religioso. Oxóssi é conhecido como o orixá da caça e da fartura, pertencente à floresta, com ligações no reino animal e vegetal.

Tanto que sua imagem é representada com a de um caçador portando um arco e uma flecha.

Ele era conhecido como um caçador bastante habilidoso, ao que foi homenageado com o termo “o caçador de uma flecha só” devido a sua precisão.

Diz a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia. Oxóssi tinha apenas uma flecha para matar o pássaro. Os demais caçadores erraram todas, mas ele acertou o alvo e salvou a aldeia.

Oxóssi representa a expansão dos limites, enquanto que a caça se trata de uma metáfora para o conhecimento, considerada a maior expansão da vida. Ao alcançar o conhecimento, Oxóssi atinge o alvo. Não à toa ele é bastante ligado ao ensino, à cultura e à arte.

Essa relação com a floresta tem relação com os tempos antigos, quando dentro das tribos africanas, o caçador era quem ia para o mundo de fora, adentrando a mata para trazer a caça para o alimento e as folhas medicinais para a cura e o tratamento.

Outra missão destinada aos caçadores era a de encontrar locais para a tribo se mudar ou mesmo instalar uma roça.

Este orixá da caça é o responsável em transmitir o conhecido a partir de suas descobertas. Ele descobre o novo local para moradia, mas são os outros membros da tribo quem vão se acomodar ali.

Desta forma, Oxóssi representa a procura pelo conhecimento puro, isto é, pela ciência e pela filosofia.

Já Ogum transforma esse conhecimento adquirido em técnica.

Suas ligações com a floresta fazem com que seus seguidores o busquem para conseguir a cura de algumas doenças, além de pedir proteção espiritual e material. Outro foco que leva os fiéis a procurá-lo é no âmbito alimentar, já que Oxóssi representa os caçadores.

Como se sabe, o habitat de Oxóssi é a floresta, cujo simbolismo pode-se ver pelas cores verde na umbanda, ao passo que, no candomblé, recebe a cor azul clara, ainda que possa também usar a cor prateada neste caso.

Por isso, as roupas, guias e contas são geralmente feitas a partir dessas cores.

Como não podiam deixar de ser, os objetos de caça como arco e flecha, lanças e facas são os instrumentos de culto desta entidade espiritual.

O dia da semana consagrado a ele é a quinta-feira.


Quem são os filhos de Oxóssi

Filhos de Oxóssi

Totalmente próximos das características de Oxóssi, seus filhos são discretos e introvertidos, porém, são curiosos, rápidos e estão sempre alertas.

Com bastante iniciativa, estão sempre buscando novas descobertas e conhecimento.

São ótimos observadores, sensíveis e criativos, mas podem se tornar instáveis e distraídos.

Não são tão perseverantes. Acabam sendo pessoas intensas, pois são carinhosas, apaixonadas e românticas.

Generosas e hospitaleiras, podem se mostrar bastante dóceis, educados e calmos para conversar e sugerir conselhos.

Os filhos de Oxóssi não param nunca, não gostando de se fixarem em um lugar específico. De ótima iniciativa, sempre querem descobrir coisas novas.

Possuem grande capacidade de se concentrarem em seus objetivos e também de conseguir canalizar suas energias para alcançar aquilo que almejam fazer.

Outro elemento próprio dos filhos de Oxóssi é que eles gostam de viver sozinhos.

Além disso, São bastante cautelosos e desconfiados no que diz respeito à amizade, dificilmente demonstrando seus sentimentos.

Porém, quando se tornam amigos da pessoa, essa relação é para sempre, estando dispostos a ajudar sempre e a dividirem tudo que possuem.

A mesma máxima vale da amizade para o caso de algum problema interromper a relação.

O rompimento é definitivo.


Características dos filhos de Oxóssi

Uma característica muito comum aos filhos de Oxóssi é a facilidade de se expressar.

Desta forma, é normal que se saiam bem em várias profissões que privilegiem o contato com as pessoas, casos do jornalismo, relações públicas e turismo.

Podem ser também ótimos professores. São muito apegados aos animais, podendo ser veterinários de mão cheia.

São pessoas que não conseguem guardar segredo. Além disso, não sabem esperar, possibilitando que pessoal mal-intencionadas os prejudique.

Por isso, é recomendável que eles confiem mais em si mesmos do que nas boas intenções dos outros.

Filhos de Oxóssi possuem uma saúde razoável. Podem ter problemas de estômago, coluna e garganta, além de sofrer com dores musculares e algum problema na boca e nos olhos.

A garganta, por exemplo, indica que a pessoa engole muitas coisas que deveria falar para não magoar os outros. Isso vai afetar o estômago também, já que as situações “engolidas” não foram bem “digeridas”.

Por isso, eles precisam trabalhar melhor as emoções do lado místico para poder encarar melhor tais adversidades.

A espiritualidade precisa estar sempre em voga, caso contrário, poderão adoecer com muita facilidade.

Outra característica dos filhos de Oxóssi é que eles possuem uma aparência bem serena, podem ter a mesma expressão estando aborrecidos ou alegres.

Isso porque, dificilmente demonstram suas emoções, guardando os sentimentos para si mesmos.


Filhos de Oxóssi no amor

Os filhos de Oxóssi no amor possuem características bem próprias. Eles possuem muito medo de serem rejeitados pela pessoa na qual estão interessados.

Por isso, observam bastante antes de “atirar a flecha”.

Por serem cuidadosos, vão levar um bom tempo para se declarar, mas quando o fizerem, surpreenderão a outra pessoa, pois os filhos de Oxóssi se tornam nessas situações bastante expansivos, dedicados a fazerem tudo que estiver no seu alcance. Traí-lo não é uma opção, pois significa o fim sem volta da relação.

Os homens filhos de Oxóssi no amor são mais compatíveis com filhas de Oxumaré, Iansã, Oxalá, Ewá, Oxum e Iemanjá.

Já as mulheres filhas de Oxóssi no amor são compatíveis com homens filhos de Oxalá, Oxumaré, Oxaguiã, Ogum, Oxóssi e Exú.

Mais Orixás:

<< Ver mais Orixás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here