Início » Umbanda e Orixás » 27 Pedras de Cada Orixá na Umbanda: Iansã, Ogum, Oxum, Iemanjá, Oxóssi

27 Pedras de Cada Orixá na Umbanda: Iansã, Ogum, Oxum, Iemanjá, Oxóssi

Pedras de Cada Orixá na Umbanda

A Umbanda trabalha com elementos da natureza e por isto existem as pedras de cada Orixá na Umbanda, cada Orixá terá uma pedra de maior afinidade que pode ser usada em trabalhos, ou para a proteção do filho ou consulente.

Por isso, usamos algumas pedras para atrair energia ou vibrações dos Orixás, existem muitos tipos de pedras e cristais, e cada um tem sua energia e frequência magnética própria.

Assim sendo, cada pedra é capaz de canalizar, atrair, concentrar energias que são capazes de curar, pois dominam suas energias, mas, podemos ter mais de uma pedra com vibrações parecidas.

Porém, sempre com uma carga energética particular que atuará com mais eficiência em determinados casos e situações.

Portanto, cada Orixá da Umbanda tem sua ou suas pedras de maior afinidade energética, não para eles, mas para quem precisa destas energias potencializadas.

Conheça as pedras sagradas de cada Orixá na Umbanda

As pedras sagradas de cada Orixá na Umbanda

Sobre as pedras e cristais, teremos abaixo uma pequena tabela de referência entre os Orixás e suas pedras, porém outras pedras podem ser usadas, pois a variedade de espécies é grande, assim como a de cores em cada pedra o cristal.

Podemos pegar dois cristais branco e um será diferente do outro, em forma, tamanho e em sua própria cor, por isso o que segue é apenas algumas referências e não as definitivas.

OrixáPedra Sagrada
OxaláQuartzo transparente ou Branco
OxumQuartzo rosa, Ametista
OxossiQuartzo verde, Amazonita verde
OgunGranada, Hematita, Rubi
OxumaréQuartzo Azul, Opala, Fluorita
ObáMadeira petrificada, Calcedônia, Esmeralda
XangôJaspe Marrom, Pedra do Sol
EgunitaÁgata de fogo, Calcita laranja
IansãCitrino
IemanjáÁgua marinha,
OmuluÔnix preto ou verde

Leia também: Como saber minha Pomba Gira pela data de nascimento?

Para que servem as pedras sagradas dos Orixás na Umbanda?

Para que serve a pedra de Oxum

Podemos usar as pedras e cristais para muitos fins, mas no geral são utilizadas para a cura, proteção e energização de pessoas ou de ambientes.

Pai Oxalá – Quartzo transparente ou Branco

Pedra que esta relacionada com Pai Oxalá, mas não apenas a Ele, usada para harmonizar energias, tranquilizar e trazer a paz.

Mamãe Oxum – Quartzo rosa, Ametista

Pedra relacionada a Mamãe Oxum, promove o amor puro ou amor próprio, o equilíbrio do chacra do coração, já a ametista tem o poder de transmutar energias e transforma-las.

Pai Oxóssi – Quartzo verde, Amazonita verde

Estas pedras promovem a cura, prosperidade, fartura e estão ligadas a Pai Oxossi.

Pai Ogum – Granada, Hematita, Rubi

Estas pedras estão relacionadas a Pai Ogum, por isso usamos para defesa e ou direcionamento.

Pai Oxumaré – Quartzo Azul, Opala, Fluorita

Usada para canalizar energias, pedras ligadas ao Pai Oxumaré

Obá – Madeira petrificada, Calcedônia, Esmeralda

Madeira petrificada é usada para a transformação, seja ela qual for, mas principalmente de energias, ligadas a Obá.

Pai Xangô – Jaspe Marrom, Pedra do Sol

Estas pedras são usadas quando precisamos canalizar e potencializar energias de justiça, ligadas a Pai Xangô.

Egunitá – Ágata de fogo, Calcita laranja

Ligada a Egunitá e a energia do fogo, esta pedra nos dar forças para a superação de desafios sejam eles quais forem.

Mãe Iansã – Citrino

Essa pedra esta associada a Mãe Iansã, por isso além de ter uma conotação material, ainda é neutralizador de energias ruins.

Mãe Iemanjá – Água Marinha

Sua energia tranquiliza pessoas, ajuda com a ansiedade e estresse, esta ligada a Mãe Iemanjá.

Pai Omulu – Ônix preto ou verde

Esta pedra favorece o esclarecimento, traz luz para o que esta em meio a escuridão, esta ligada a Pai Omulu.

Leia também: Como Agradar Seu Zé Pilintra? Como acender vela e fazer oferenda!

Como posso usar estas pedras sagradas?

Usando Cristais na Umbanda

Podemos usar os cristais e as pedras de algumas maneiras, em colares ou guias de proteção, a pedra sozinha sem nenhum tipo de adorno, mas podemos também utilizar em ambientes.

Em ambientes o ideal é que fiquem em locais de maior movimento, próximo a janelas ou portas, podem ficar diretamente no chão ou em cima de móveis.

Porém antes de usar uma pedra, seja para qual finalidade for, é preciso que a pedra ou cristal seja limpo e ativado para o devido fim.

Como limpar as pedras de cada Orixá na Umbanda?

As pedras e cristais precisam ser lavados no mínimo uma vez por mês, isto para que suas energias possam fluir de forma ” limpa” e podemos fazer isto de algumas maneiras:

  • Água e Sal: deve-se deixar o cristal ou pedra em uma solução de água e sal por no mínimo 24 horas, depois deste período ela precisa ser enxaguada em água corrente, ou seja, água da torneira. O sal pode ser o refinado, mas se tiver o sal grosso melhor.
  • Com a água da chuva: neste caso basta apenas deixá-la em um recipiente com a água da chuva por 12 horas e não precisa enxaguar em água corrente, se quiser deixá-la do lado de fora casa para secar sozinha, pode deixar.
  • No mar: esta é a melhor forma de lavar seu cristal ou pedra, basta colocar a pedra ou cristal na água do mar, o mar retira as energias ruins e já ativa as energias boas, por isso, não é preciso fazer mais nada, bastando apenas o banho de mar.

Essas são as 3 maneiras mais comuns de limpar as pedras, portanto apenas precisa escolher uma delas para começar limpando as suas.

Como ativar estas pedras?

Embora o cristal seja um centro de energia viva, é preciso ativar suas forças para poder usá-lo, e podemos fazer isto de algumas maneiras.

Usando o sol: podemos colocar o cristal depois de lavado no sol para reprogramar suas energias principias, podemos deixá-lo durante o dia todo, ou parte do dia apenas, e já estará ativado para uso.

Usando a lua: podemos também deixá-lo, sempre depois de lavado, passar uma noite a luz do luar, não existe um tipo de lua específico para isto, mas, nunca usamos a lua minguante para qualquer trabalho que tenha como finalidade a prosperidade.

Pelos pensamentos: podemos ainda colocá-lo em nossas mãos e ativá-lo a partir dos nossos pensamentos, e para cada cristal o pedra um pedido em especial, exemplo disto, se queremos paz e estamos com um cristal transparente, pediremos pela paz, pela calma, pela harmonização.

Usando velas: neste caso podemos fazer um círculo com giz no chão, colocar o cristal ou pedra no centro e acender uma vela branca, ou da cor do cristal ou pedra e pedir pela ativação de suas forças e energias, deixe até que a vela acabe. Mas não se esqueça o cristal precisa estar lavado em todos as situações.

A natureza nos dá muitas formas de proteção e ajustes de energias, basta que saibamos como fazer e onde procurar por estas renovações e proteções. As pedras e cristais, são em si uma fonte inesgotável de energia, força e poder. Mas como tudo na vida, é preciso saber usar, senão souber busque por ajuda, já que o uso errado de uma força pode prejudicar ao invés de ajudar.

Leia também: Tampar o Umbigo na Umbanda: O esparadrapo no umbigo funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *