Início » Espiritualidade » Pode Tomar Banho de Sal Grosso Menstruada (TPM)? Respondido!

Pode Tomar Banho de Sal Grosso Menstruada (TPM)? Respondido!

Pode Tomar Banho de Sal Grosso Menstruada (TPM)? Respondido!

Será que se pode tomar um banho de sal grosso estando menstruada? Vou responder a essa pergunta da maneira mais honesta possível!

Existem algumas “lendas” sobre quando uma mulher esta menstruada. São coisas como não pode cortar os cabelos, as unhas, não tomar banho durante todos os dias, não lavar a cabeça, não fazer bolo e por ai vai. São tantas coisas que não fazem o menor sentido, mas guardam uma verdade cultural para algumas pessoas.

A menstruação nada mais é do que a descamação das paredes internas do útero quando não existe a fecundação. O corpo feminino se prepara todos os meses para a gravidez, quando ela não ocorre o endométrio, que é uma membrana interna do útero, se desprende e ocorre a menstruação, isso ocorre todos os meses na maioria das mulheres.

Portanto, não existe nenhum problema em lavar ou cortar os cabelos, cortar as unhas e principalmente tomar banho! Fico imaginando uma pessoa que não toma banho durante estes dias, que podem chegar a sete dias, é no mínimo muito desconfortável.

Mas precisamos respeitar as culturas que tratam e até isolam as mulheres neste período de menstruação. No Candomblé por exemplo, uma mulher menstruada não pode participar de nenhum tipo de trabalho, pois entendem que o corpo “está aberto” e, portanto, sujeito a vários tipos de contaminação.

Porém, é preciso entender que a menstruação é algo muito natural para as mulheres que não as impede de fazer qualquer tipo de atividade, desde que este seja um período normal. Isto, pois há mulheres que sofrem muito com um fluxo muito exagerado e para estas algumas atividades diárias e tornam quase que insuportáveis.

Posso tomar um banho de sal grosso menstruada?

Posso tomar um banho de sal grosso menstruada

O banho de Sal Grosso tem como finalidade limpar energeticamente o nosso corpo, não guardando nenhuma relação com a menstruação, assim como não guarda quando estamos resfriados ou doentes. Sendo assim, podemos tomar um banho de sal grosso menstruadas sim!

Ou seja, tomar banho de sal grosso menstruada não irá aumentar o fluxo e nem diminuir, não vai estancar ou provocar qualquer outro mal.

Sabemos que o banho de sal grosso, é um banho muito forte e que serve para limpar de forma “agressiva” o nosso campo energético, e que por ser um elemento quente não podemos lavar a cabeça, exceto quando o banho for no mar.

Por ser natural, o sal neste sentido não fará nenhum mal ao Ori ( Orixá de Cabeça),porém os feitos em casa devem ser usados do pescoço para baixo e nunca na cabeça, a não ser que seja recomendado por uma entidade.

Leia também: 6 Receitas de Banho de Sal Grosso e Seus Benefícios Espirituais

A alteração da nossa energia na TPM

Na TPM, Tensão Pré Menstrual, existem mulheres que sofrem muito, pois a variação hormonal é muito grande e pode provocar muitas coisas além da irritabilidade.

Assim sendo uma mulher na TPM pode sentir dores de cabeça, nas pernas, no corpo em geral, sua capacidade de raciocinar diminui e uma irritabilidade que beira ódio pode tomar conta dela.

Outras não sente nada, e passam por este período de forma mais tranquila, apenas com o incomodo das cólicas que podem, ou não acontecer.

A TPM é um caso tão sério que algumas mulheres precisam fazer tratamento para controlar sua mudança brusca de humor.

Você sabia que a TPM pode se tornar um atenuante em casos de crimes cometidos durante este período, tamanha é modificação hormonal e emocional que esta tensão causa em algumas mulheres.

Não quero dizer com isso que uma mulher na TPM pode matar alguém e se livrar do crime, estou apenas dizendo que o fato de estar na TPM pode atenuar a pena.

Os efeitos do banho de sal grosso durante a menstruação

Para as tensões do dia a dia o sal grosso vai funcionar super bem, pois sabemos do seu poder para retirar energias negativas de uma pessoa.

Mas a menstruação não é uma energia negativa, apesar de trazer para algumas mulheres vários desconfortos nenhum deles é energético, e sim físico.

O Sal Grosso, vai ajudar a retirar um pouco das dores caso a TPM provoque dores, mas nada mais que isso, não vai diminuir e nem aumentar o fluxo, como também não vai acabar com os sintomas da TPM.

Um banho quente sempre nos traz conforto e bem estar, o que pode ajudar a acalmar os ânimos, mas não será o sal responsável por isso, uma vez que o problema não energético ou espiritual.

Leia também: 6 Receitas de Banho de Sal Grosso e Seus Benefícios Espirituais

Posso fazer um ritual ou trabalho energético menstruada?

Trabalhos espirituais durante a menstruação

Em algumas culturas não, já em outras sim! Isto, pois a menstruação não é uma carga energética nem positiva e nem negativa. Ela é apenas um aspecto físico e normal do corpo feminino.

No Candomblé as mulheres menstruadas não podem participar dos trabalhos da casa. Para além disso, não podem cozinhar para o “Santo” e nem incorporar seus Orixás.

Conheci uma Mãe de Santo no Candomblé que dizia que a menstruação era a doação mensal da mulher ao Exu, por ser tratar de sangue.

Na Umbanda não existe nenhum problema com a menstruação.

A mulher menstruada pode trabalhar, pode incorporar, mas como não é uma regra. Em alguns terreiros elas também não podem participar por estarem como o “corpo aberto”.

Tomar um banho de descarrego

Podem sim! A menstruação não impede nenhuma mulher de tomar seus banhos sejam eles de descarrego, ou de defesa, ou ainda de fortalecimento. Então, fique à vontade para tomar o seu banho de descarrego, mesmo durante a menstruação.

Não terá nenhum efeito negativo nem consequência de fazer isso. Sendo assim, não precisa de ficar sem os benefícios espirituais deste banho.

Fazer uma simpatia (do bem)

Quando uma mulher esta menstruada seus chakras da mediunidade e da fala ficam mais sensíveis. Portanto, pode ajudar nas simpatias com uma intuição mais apurada do que deve ser feito.

Se levarmos em conta que o corpo feminino se prepara todos os meses para receber uma nova vida e quando a fecundação não acontece ocorre a menstruação, estamos falando de um período onde existe uma canalização maior de energia. E esta energia é criadora! Portanto, qualquer simpatia feita neste período tende a dar mais resultado.

Ao contrário do que se pensa, o ciclo menstrual torna as simpatias mais fortes e não mais fracas. Então, não se preocupe em fazer elas menstruada, aliás, até é melhor, pois tendem a ser mais poderosas.

Realizar uma oferenda espiritual

Depende, existem casas e terreiros que não encontram nenhum problema em se fazer uma oferenda quando a mulher esta menstruada. Porém, em algumas casas não é permitido, isso comprova que a menstruação não atrapalha em nada a vida espiritual de uma pessoa.

Sendo os únicos desconfortos os físicos, que podem desconcentra-la do que estão realizando, mas fora isso não existe especificamente nenhuma objeção.

Rezar uma oração

A oração pode e deve ser feita a qualquer momento e em qualquer estado! Na TPM não conseguimos muito manter nossas cabeças no foco, devido as mudanças hormonais que o corpo feminino sofre, mas se conseguíssemos orar seria de grande valia e alivio.

Portanto, não existe nenhum mal em se fazer oração neste período, aliás em período algum. Então, esteja à vontade parar orar sempre que quiser ou sempre que precisar.

Leia também: Limpeza de Ambiente com Sal Grosso: Aprenda a como limpar o lar

Os “perigos” da fase menstrual no mundo espiritual

Perigos da menstruação no mundo espiritual

Mais uma vez vou recorrer as diversas culturas para entendermos que cada uma enxerga a menstruação da forma como foram criados e educados, não havendo nenhuma imposição da espiritualidade neste sentido, até por se tratar de algo natural.

Em algumas culturas a menstruação e o sangue menstrual são considerados impuros e perigosos. Já em outras o sangue é considerado sagrado, curativo e muito poderoso.

Trecho extraído da Bíblia: “E se uma mulher tem um problema, e sua questão é a sua carne, sangue, ela será sepultada por sete dias; e qualquer que a tocar, será imunda até a eternidade …” [Levítico 15: 19-30].

  • Para os judeus, dizem que quando uma mulher está menstruada ela está ritualmente impura;
  • Já na cultura greco-romano acreditavam que o sangue menstrual pudesse azedar o vinho, ou fazer cair os frutos de uma árvore, ou ainda que as colheitas poderiam murchar.

Portanto, para a espiritualidade não existe nada que deponha contra um ato tão natural e essencial para gerar outras vidas! O útero é sagrado por abrigar um novo ser, e o fato de se menstruar é a não realização da fecundação, apenas isso.

Como me posso proteger espiritualmente durante a TPM?

Proteção espiritual durante a menstruação

Não existe precaução espiritual durante a TPM, a não ser que a considere um mal espiritual, aí você pode tomar banhos de ervas, se alimentar de forma mais leve, evitar atritos com outras pessoas.

Mas, não existe proteção sobre algo que é natural e faz parte da vida das mulheres, eu diria que para alguns casos os efeitos da TMP são muito agressivos, a solução seria procurar orientação médica para tentar amenizar os sintomas, mas nada além disso.

Existem mulheres que nunca passaram por uma TPM e não sabem ao certo o que é, além de ouvirem falar, sentem cólicas mas nada que altere seus hormônios de forma agressiva.

Portanto vale a pena dizer mais uma vez, menstruação, TPM não são espirituais, são físicos, reações de cada corpo físico e não energético, é claro que quando estamos com dor ou irritados acabamos por provocar algumas reações e variações energéticas em nós, mas estas são consequências das dores físicas que sentimos.

Conclusão

A menstruação não é uma coisa tão boa assim! Quando somos ainda muito jovens desejamos todos os dias que a nossa menstruação venha, só para nos sentirmos mais adultas e pertencentes a um novo período de nossas vidas, em alguns casos nos sentimos até importantes, a vontade que se tem e de sair falando para todo mundo que já estamos menstruando.

Com o passar do tempo não vemos a hora disso acabar, hoje tomamos remédios para evitar que a menstruação ocorra todos os meses até que chegue a menopausa e nos livre de vez deste incomodo.

Mas que fique claro, só passa a ser um incomodo quando o nosso fluxo é irregular, ou quando sofremos muito de TPM, ou ainda de cólicas, e até termos nossos filhos.

O que prova que nós seres humanos nunca estaremos satisfeitos com nada.

E então, já sabe se pode tomar um banho de sal grosso ou fazer um ritual estando menstruada? Espero ter esclarecido todas as suas dúvida! Qualquer questão adicional que tenha, peço que deixe um comentário neste mesmo artigo.

Leia também: 7 Simpatias com Sal Grosso e Alho: no Bolso e Travesseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.