Exu Caveira

Exu Caveira

O Exu Caveira é uma incrível entidade da umbanda.

Porém, é importante explicar que o nome não representa apenas uma entidade, mas sim uma falange de Exus que são vários espíritos que entram para essa equipe e utilizam um nome comum, por possuírem as mesmas características.

Ao longo deste texto iremos apresentar várias informações sobre ele e como ele pode ajudar você e sua vida.

Vamos mostrar quem ele é, as suas melhores características e ainda como ele pode ajudar você na sua vida.

Existem boatos de que ele é realmente mau, mas vamos esclarecer a maioria desses boatos que não passam de mentiras das pessoas contadas ao longo dos anos.

Sem mais demoras, confira mesmo abaixo quem é este Exu.


Quem é Exu Caveira

Quem é Exu Caveira

Você sabe quem é esta entidade e como o seu nome lhe foi aplicado?

Existem muitas teorias que explicam o surgimento do Exu Caveira e sua falange, e a principal delas é que antes de ser uma entidade, João Caveira viveu no plano físico, assim como todos nós.

Ele nasceu em torno de 670 D.C. e viveu até meados de 700 D.C, no Egito Antigo.

Seu nome era Próculo e ele vivia em uma pequena aldeia, fazendo parte de uma família humilde e sem recursos financeiros. Justamente por isso, Próculo batalhou durante toda sua vida para crescer e acumular riquezas, principalmente da forma de cabras, camelos e terras. 

Naquelas épocas antigas, para se casar com uma mulher era preciso pagar um dote para o pai ou responsável por ela, e essa foi uma das maiores motivações para ele trabalhar e acumular riquezas.

Próculo viveu uma grande paixão por uma moça que fora criada junto com ele desde pequeno, como uma amiga.

Por isso, ele decidiu acumular muito dinheiro e não correr o risco de ter seu desejo de união com ela recusado pelo pai da moça.

Ele conseguiu adquirir metade da aldeia em que vivia e se tornar um homem afortunado.

Porém, seu próprio irmão de sangue o traiu de forma grave, comprando a permissão para casar com a mesma paixão de Próculo horas antes dele conversar com o pai da moça.

Embora tenha ficado muito magoado com seu irmão, o perdoou por serem irmãos de sangue.

A aldeia de Próculo era rica e próspera, fato que fazia com que as aldeias vizinhas tivessem inveja e cobiça. Até que certo dia uma aldeia grande em número de habitantes, porém com poucas riquezas, atacou a aldeia de Próculo.

Os habitantes foram pegos de surpresa e como estavam em inferioridade numérica, foram aniquilados, sobrando apenas 49 pessoas.

Estes poucos sobreviventes, revoltados e guiados pelo ódio que sentiam, se uniram para invadir a aldeia inimiga, onde estavam mulheres e crianças. Muitas pessoas inocentes foram mortas neste ato de raiva e ódio.

No entanto, devido à inferioridade numérica, logo todos da aldeia de Próculo foram cercados e capturados. Próculo fazia parte desse grupo de 49 sobreviventes, e assim como seus companheiros, foi queimado vivo. 

A dor maior que Próculo sentiu não foi a do fogo queimando sua carne, mas a do coração pela traição que sofreu do próprio irmão, que agora queimava ao seu lado.

Desta forma surgiram a falange de Exu Caveira, com os 49 espíritos de mulheres e homens que desencarnaram naquele dia. Entre os exus da linha de Caveira, existem: Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre outros.

Podemos assim constatar que sua falange principal é composta pelo total de 49 Exus, sendo que por sua vez e pela ordem, cada um destes têm mais 7 Exus a seu serviço, e assim por diante, formando uma grande legião de Caveiras.


Características de Exu Caveira

Assim como explicado anteriormente sobre Próculo, este foi o início do Exu Caveira.

Essa falange reencarnou outras vezes, em diferentes momentos da história, sendo uma delas no Brasil colonial.

Nesta última encarnaram como: senhores de engenho, fazendeiros, barões e feitores de escravos.

Como entidade, o Chefe-de-falange Caveira é muito incompreendido, e são raros os médiuns que o incorporam, pois ele tem fama de bravo e rabugento. Porém, diversos médiuns incorporam exus de sua falange.

De forma geral, Exu Caveira é brincalhão e ao mesmo tempo sério quando preciso.

Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Possui um temperamento inconstante e se apresenta de vez em quando alegre e às vezes nervoso, oscilando entre o calmo e o inquieto.

Os Terreiros tradicionais, da mesma linha de trabalho que os do início do século passado, tem grande receio em invocar o Exu Caveira e só o fazem no final da Gira, para limpeza espiritual do ambiente ou quando as energias ficam pesadas e ocorrem fatores desconhecidos que fogem muitas vezes ao controle.


O que o Exu Caveira faz na vida da pessoa

Ele auxilia principalmente no combate contra energias negativas.

Também auxilia os espíritos desencarnados, para que possam ganhar evolução e não regredir em seus conhecimentos. Isso não quer dizer que ele não possa ajudar em assuntos como: sorte, dinheiro e amor, pois ele também realiza trabalhos assim, porém, ele trata mais de assuntos voltados ao desencarne.

Caveira é um Exu bastante antigo, amigo e companheiro, capaz de realizar verdadeiros milagres.

Caso merecermos, ele irá nos auxiliar e proteger para que não façamos uso indevido de nosso livre arbítrio.

Porém, Caveira pode se tornar um verdadeiro tormento na vida e também na morte dos que com ele não souberem tratar e respeitar.


Exu Caveirinha e Caveira é a mesma coisa?

Muitas pessoas vêm estes dois nomes distintos e acabam pensando que se tratam de entidades diferentes.

Ele é conhecido tanto por Exu Caveira como por Exu Caveirinha. Ambos querem dizer que é uma entidade pertencente à mesma falange e que contém os mesmos princípios. 


Ele é mau?

Muitas pessoas associam as entidades Exus como sendo entidades malígnas, o que não é verdade.

Eles estão mais próximos à vida material como conhecemos (famosa linha de esquerda) e por isso eles entendem nossas fragilidades e vícios e podem nos ajudar de diversas formas.

Como dito anteriormente, o Exu Caveira é muito poderoso e pode ser um pouco instável, mas ele é muito eficiente para auxiliar no combate de energias negativas.

Se você precisa de limpeza espiritual e auxílio energético, essa entidade pode ser muito positiva para sua vida. Esqueça o mito de que Exus não são entidades do bem e deixe que o Caveira limpe sua vida de todas as impurezas espirituais que o cercam.


Mais orixás:

Espero ter ensinado pra você tudo o que precisa saber sobre Exu Caveira ou Caveirinha.

Se ainda estar alguma dúvida sobre este Orixá não hesite em deixar aqui um pequeno aviso neste artigo.

<< Voltar à página inicial

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho uma esposa éla é rodante e uma vez quase veio seu cavera ele fico so tricando o dente minha esposa falou que pode ser perigoso quele pode leva a pessoa o que eu faso se ele fo manifesta na minha esposa eu so leigo oque faso

  2. Não é não,Seu Caveira é justo e não desampara seus amigos e aqueles que toma por sua proteção,toda minha vida esteve a meu lado e jamais o vi prejudicar a um nusto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here