Início » Umbanda e Orixás » Como Fazer e Desfazer um Assentamento de Exu? Na Umbanda

Como Fazer e Desfazer um Assentamento de Exu? Na Umbanda

Como Fazer e Desfazer um Assentamento de Exu? Na Umbanda

Antes de falar sobre como fazer ou desfazer um assentamento de Exu na Umbanda, acredito que seria melhor entender estas forças e este ritual.

Quando realizamos um assentamento e não importa se de Exu ou de qualquer outro Orixá, estamos pedindo por forças e poderes que nos sustentarão em nossa defesa e amparo nos trabalhos que iremos realizar durante uma gira de Umbanda.

Porém, apesar de ser um assentamento de forças, não existe um padrão para isso. Então, para cada médium e entidade haverá uma forma de fazer. Neste caso, com os elementos que forem necessários para aquele trabalho.

Por isso, que para alguns Exus é pedido alguns elementos como tridentes por exemplo e para outros não. Tudo vai depender do poder e da magia de cada entidade que neste caso é Exu.

Entretanto, é bom que se diga que um assentamento de Exu ou de qualquer outra entidade é feito apenas, ou deveria ser, em centros de Umbanda ou Candomblé! Isto, pois estamos canalizando as forças da entidade para aquela casa.

O que é um assentamento?

Local onde são colocados elementos com poderes de magia, que tem como finalidade criar um ponto de defesa, proteção, irradiação de poder e descarga das energias ruins.

Podemos ter em um assentamento mais de uma força. Portanto, podemos assentar para esquerda Exus e Pombo Giras juntos, ou para a direita mais de um Orixá.

Geralmente é feito um assentamento para cada um separadamente. Isso porque o propósito do trabalho é unir força e poder de cada Exu ou Orixá.

Poderíamos dizer de uma forma bem simples, que um assentamento tem entre suas funções o recolhimento das energias negativas de um trabalho espiritual, já que na Umbanda trabalhamos com muitas energias trazidas pelos consulentes e dos médiuns também.

Por isso, é preciso que exista um ponto no plano material para a descarga dessas energias e que além de descarregar possam absorvê-las.

O que é força e poder em um assentamento, qual a diferença entre ambos?

A força e o poder de um assentamento

Sabemos que um assentamento tem a finalidade de unir força e poder para o médium em questão, mas lendo assim parece que estamos falando da mesma coisa.

Entretanto, existe uma grande diferença entre força e poder! Um provém do Divino e outro do Espírito e precisamos da junção dos dois para que o trabalho de auxílio possa acontecer.

Assim sendo, força provém do espírito, já o poder provém da divindade.

  • Força: é instável, transitório, e em um processo de evolução constante, exemplo de força é o guia de trabalho que pertence a falange do Exu Caveira, lembrando sempre que a força provém do espírito.
  • Poder: é estável e permanente, usando o mesmo exemplo Exu Caveira chefe de falange que tem em si o poder dado pela divindade não precisando de nada para existir.

Em outras palavras, um espírito que trabalha na falange de Exu Caveira esta em constante evolução, e o que ele tem são forças que vão aumentando com o passar do tempo e da atuação do médium que também esta em evolução.

Já o Exu Caveira que é o chefe de falange é um poder da divindade não esta mais no processo de evolução, ele comanda falanges de espíritos que precisam evoluir.

Portanto, quando assentamos um Exu estamos pedindo pelo poder daquela divindade e ao mesmo tempo pedindo por forças já que atuamos em sua falange.

Ficou claro?

Leia também: Como Agradar Seu Zé Pilintra? Como acender vela e fazer oferenda!

Como fazer um assentamento de Exu?

Fazer assentamento

Primeiramente todo assentamento de Exu ou Pombo Giras deve ser feito do lado de fora da casa, pois não podemos esquecer que são Guardiões e que guardam as “porteiras”.

Mas isso não quer dizer que não fazem seu trabalho dentro do terreiro, na verdade sua atuação esta em não permitir que espíritos que não tenham permissão entre em uma gira, e provoquem algum desequilíbrio.

Embora, para cada Exu ou Pombo Gira será pedido algumas coisas para o assentamento, no geral eles pedem por elementos de força como:

  • Punhais
  • Moedas
  • Cigarro
  • Marafu
  • Pedras
  • Sal Grosso
  • Pimenta
  • Tridentes
  • Caldeirões

Mas não generalizem, cada Exu pedirá o que for preciso para criar seu ponto de magia para aquela casa/ terreiro em especial.

Todos os elementos podem ou não serem enterrados, no geral são enterrados e passam a irradiar seu poder através daqueles elementos.

Leia também: Como Desfazer Macumba Em 5 Minutos? Simpatia e Oração

Como desfazer um assentamento de Exu?

Como desfazer um assentamento de Exu

Antes de tudo, para se desfazer um assentamento é preciso da autorização do Exu ou dos Orixás que foram assentados! Ás vezes é preciso mudar o terreiro de local e por isso se desfaz o assentamento.

Apesar, de não ser tão complicado é preciso que tudo que foi enterrado seja desenterrado, o Exu irá orientar se será preciso jogar sal grosso no chão onde estavam os elementos de magia.

Talvez seja necessário lavar com pinga, ou realizar qualquer outra recomendação do Exu, o importante aqui é que seja retirado tudo que foi colocado, pois não podemos esquecer que estes elementos representam a magia e poder do Exu assentado.

Corremos algum risco caso não seja retirado os elementos de magia?

Não existe a menor possibilidade do local se tornar negativo ou atrair energias negativas. O fato de se desfazer o assentamento, além de fazer parte do ritual de Umbanda é ainda em respeito ao poder do Exu.

Além disso será feito um outro assentamento na nova casa para onde o terreiro esta se mudando, e não poderíamos deixar seu assentamento em outro lugar.

Assentamento e firmeza são as mesmas coisas?

Não!

Uma firmeza que pode ser de uma força ou de um poder, pode ser feita ao redor do assentamento ou não, quando se cria uma firmeza estamos oferecendo ao guia espiritual ou Orixá um local fixo onde poderá receber suas oferendas, pedidos de ajuda, descarrego de energias, renovação de forças, etc.

Entretanto a firmeza e o assentamento são muito semelhantes. Porém, a firmeza é uma forma mais simples, com menos recursos e menos poderes, porém facilita a atuação das entidades.

Firmar um Orixá ou uma entidade é dar a Eles um ponto de sustentação para suas ações, garantir um pouco mais de segurança contra as demandas.

Muito ainda se tem para falar sobre o assunto, existem muitas coisas que nós ainda não sabemos porque ainda não nos foi permitido, mas o que sabemos e sentimos todos os dias é a força e poder que as entidades e Orixás da Umbanda têm, que não medem esforços para nos ajudar sempre que precisamos.

E então, já sabe como pode fazer e desfazer um assentamento de um Exu? Pode parecer algo complicado, mas a verdade é que é bastante simples.

O importante é você ter fé e acreditar nessa entidade e nos seus poderes. Se assim for, vai conseguir obter tudo o que deseja!

Salve a Umbanda, Salve todos os Orixás, Laroyê Exus e Pombo Giras!

Leia também: Quanto Tempo Demora um Trabalho de Exu a Fazer Efeito? E um Ebó?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *