Início » Banhos de Descarrego » 3 Banhos de Samambaia na Umbanda: Como Fazer Corretamente

3 Banhos de Samambaia na Umbanda: Como Fazer Corretamente

3 Banhos de Samambaia na Umbanda: Como Fazer Corretamente

Neste artigo falaremos de 3 banhos de samambaia na Umbanda e como os fazer e tomar corretamente. Será que podemos usar esta erva para banho? Será que faz bem à nossa saúde? Descubra tudo o que precisa logo a seguir!

Acredito, que uma boa parte das pessoas que buscam sobre estes temas já tenham o hábito do banho de ervas ou da defumação em suas casas.

Mas, estamos acostumados a usar as ervas mais comuns como dito em um outro artigo, acredito que poucas são as pessoas que usam a samambaia como erva para banho ou para defumar suas casas.

Por isso neste artigo vamos falar sobre a erva e a forma de utilização, e sobre os seus benefícios para o espírito, mesmo sabendo que existe um uso medicinal, o nosso foco será espiritual.

Com toda certeza você deve ter uma samambaia em sua casa, esta planta é muito comum e de fácil cultivo, teremos entre elas as mais conhecidas, como samambaia paulistinha, a de metro, renda portuguesa entre outras.

O banho pode ser feito com qualquer uma delas. Não existe aqui nenhuma preferencia de tipo para um resultado especifico.

Para que serve o banho de samambaia?

Para que serve o banho de samambaia

A samambaia é uma erva considerada morna e equilibradora. Seus verbos de ação são: equilibrar, energizar, restaurar, expandir e sensibilizar.

Por ser uma erva morna, podemos lavar a cabeça com este banho, pois não haverá nenhum dano ao Ori ( Orixá de Cabeça).

Aliás, esta erva esta ligada diretamente a Pai Oxóssi, senhor das matas, mas não o senhor responsável pelas plantas e folhas, o Orixá responsável pelas folhas é Ossaim ou Ossanha como alguns chamam.

O banho de samambaia é excelente para giras de desenvolvimento! Isto, pois expandem o campo energético, aumentam a concentração , aguçam a intuição e sensibilizam o médium, facilitando assim a incorporação.

Mas é bom que se saiba que o banho por si só não fará nenhum milagre. É preciso seguir os preceitos da casa para os dias de trabalho. Então, confira abaixo tudo o que precisa saber!

Leia também: 3 Banhos com canela e açúcar: Para que serve e como fazer?

3 Receitas de banhos de Samambaia na Umbanda

Receitas de banhos

Podemos usar a samambaia ou qualquer outra erva tanto para banhos como para defumação! Aliás, as ervas que são usadas no banho podem ser usadas para a defumação, para isso basta colocá-las para secar antes de usar para defumar.

1) Receita para Desenvolvimento da Mediunidade

Neste banho usaremos mais que a samambaia, a intenção do banho é facilitar a aproximação das entidades de trabalho, porém por conter o guiné e esta ser uma erva quente, não poderemos lavar a cabeça, portanto lave do pescoço para baixo.

Em todos os banhos o importante é a energização dos elementos, por isso, enquanto estiver fazendo o banho ou tomando entre em oração, peça pela ajuda das ervas para se ter um bom trabalho, ou para conseguir o que se deseja.

Materiais necessários:

  • Um litro de água
  • Alfazema
  • Samambaia
  • Guiné

Como fazer

Este banho deve ter as ervas maceradas, por isso macere cada uma das ervas e coloque na panela já com a água fervida, desligue o fogo antes de colocar as ervas, espere esfriar e tome seu banho.

Como tomar o banho

  1. Tome seu banho normal de higiene
  2. Feche o chuveiro
  3. Agora tome o banho de ervas, do pescoço para baixo
  4. Recolha as ervas que ficaram no chão, lembrando que com as ervas você pode preparar uma defumação para sua casa.

Alguns terreiros não permitem que o banho de ervas seja enxugado por uma toalha, ou seja, ele deve secar sozinho no corpo, outras casas orientam seus filhos a tomar o banho gelado, enfim, faça como sua casa orienta.

Leia também: Banho de canela e mel para atração

2) Receita para Proteção

Este é um banho destinado a proteção da pessoa, que pode ser ou não umbandista ou candomblecista, qualquer pessoa pode fazer, aliás quase todos os banhos podem ser feitos por qualquer pessoa, apenas os de desenvolvimento da mediunidade que deve ser feitos apenas por quem trabalha em uma corrente espiritual.

Materiais necessários:

  • Dois litros de água
  • Sete galhos de Samambaia
  • Uma vela que pode ser de sete dias ou não, verde ou branca

Como fazer:

Antes de começar a fazer o banho acenda a vela para Pai Oxóssi.

Depois então ferva os dois litros de água em uma panela, assim que a água ferveu desligue o fogo e coloque os sete galhos de samambaia, espere esfriar e tome o banho.

Como tomar o banho:

  1. Tome seu banho normal de higiene
  2. Feche o chuveiro
  3. Tome seu banho de samambaia
  4. Recolha as ervas que ficaram no chão

Como este banho é apenas de samambaia ele pode ser tomado da cabeça aos pés, peça por proteção, por fartura, enquanto toma o banho vai fazendo seus pedidos a Pai Oxóssi.

3) Receita para Equilíbrio

Este banho pode ser feito em dois momentos, o primeiro quando passamos por um banho de limpeza com ervas quentes como a arruda por exemplo, e usamos a samambaia para equilibrar nossas energias que foram queimadas pela arruda.

O outro momento é quando apenas precisamos de mais equilíbrio, pois estamos desgastados com as energias que recebemos diariamente.

Materiais necessários:

  • Um litro de água
  • Sete galhos de samambaia

Como fazer:

Coloque a água em uma panela assim que ela começar a ferver desligue, coloque os sete galhos de samambaia, deixe esfriar e pode tomar seu banho.

Como tomar o banho:

  1. Tome seu banho normal de higiene
  2. Desligue o chuveiro
  3. Tome seu banho de erva da cabeça aos pés
  4. Recolha as folhas que ficaram no chão

Enquanto toma seu banho vai pedindo em oração pelo equilíbrio de suas energias, pela reposição das energias boas e afastamento das energias ruins se houver.

Leia também: 3 Banho de erva doce bem fortes

Posso tomar estes banhos quando quiser?

Dias de tomar banhos de descarrego

Sim!

Nunca é demais tomar banho de ervas, a única preocupação que se deve ter é com o tipo de erva e as misturas que são feitas.

Não podemos nos esquecer que as ervas têm verbos de ação, então se misturarmos uma erva quente com uma erva morna poderemos não ter o efeito desejado, pois uma derrete o mal e as crostas energéticas, e a outra as equilibra.

Por isso, quando for fazer um banho de ervas faça com ervas conhecidas como arruda, guiné, samambaia, alecrim, alfazema, manjericão, entre outras.

Lembrando sempre que a quantidade ideal de ervas é sempre em número ímpar, ou seja, podemos colocar 1 erva ou 3 ervas, ou 5, ou 7, não importa quantas desde que seja em número ímpar.

Com relação as folhas podemos colocar quantas quisermos, mas procure colocar a mesma quantidade de folhas ou galhos de todas as ervas que for usar, se colocou 3 galhos de samambaia terá que colocar 3 folhas de cada outra erva do banho.

As ervas estão ai para nos ajudar, equilibrando forças, retirando energias, limpando campos energéticos, e tomar banho de ervas pelo menos uma vez por semana ajuda muito a nos manter conectados com a espiritualidade.

Mas, lembrando sempre que o banho por si só não fará nada, coloque seus sentimentos e desejos sempre que for fazer ou tomar um banho de ervas.

Leia também: 4 Melhores Banhos de Alfazema: Para Que Servem e Ingredientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *