Início » Orações » Oração do Ângelus

Oração do Ângelus

Oração do Ângelus

Uma das orações mais conhecidas entre os católicos é a oração do Ângelus. Não é pra menos, já que se trata de uma das preces mais poderosas da fé cristã, e que tem uma simbologia muito forte em diversos sentidos.  

Trata-se de uma prece que engloba, basicamente, duas questões, que a encarnação do Salvador e os méritos de fé e humildade da santíssima Virgem Maria. É, portanto, uma das orações mais belas e intensas do Catolicismo.

Mas, você conhece a história dela, além de outros detalhes sobre ela? Então, vamos com fé conhecer um pouco mais desta que é uma das preces mais importantes para entrar em comunhão com o Criador. 

O que é a oração do Ângelus?

Anjos

Para sabermos o que é a prece, precisamos, primeiro, saber do que se trata a Hora do Ângelus (ou o Toque das Ave-Marias). Essa hora (ou horas) do dia corresponde às 6h00, 12h00 e 18h00, que são os momentos que relembram aos católicos a Anunciação da concepção de Cristo feito pelo Anjo Gabriel À Virgem Maria. 

Na crença cristã, esses três momentos são importantes para reforçarem a ligação entre os homens e Deus, já que representam os instantes em que o Criador se fez humano para redimir os nossos pecados. Não é à toa que se trata de uma das orações mais fortes do Catolicismo. 

Atribui-se a composição da prece ao papa Urbano II (que foi pontífice entre os anos de 1088 e 1099). No entanto, somente com o rei Luís XI, em 1472, que surgiu a tradição de rezá-la três vezes ao dia. 

Bom lembrar que Ângelus vem de Anjo, justamente em referência a Gabriel. Inclusive, o “Sim” de Maria às palavras de Gabriel dá início à profecia de que “uma Virgem conceberá e dará à luz o Salvador”.

É, portanto, um dos momentos mais importantes da História da Salvação, dando início à Encarnação de Cristo, celebrada em 25 de março, 9 meses antes da data pela qual se atribui o Natal.

Ressaltando ainda que o nome Ângelus (Anjo) veio da frase latina “Angelus Domini nuntiavit Mariæ” (“O Anjo do Senhor anunciou a Maria”).

Oração do Ângelus completa

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Guia: Eis aqui a escrava do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria…

Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.

Ave Maria…

Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Repete-se o Glória mais duas vezes)

A oração completa do Ângelus é composta por um total de três invocações, onde cada uma tem uma resposta distinta. As três respostas juntas formam o mistério da Encarnação de Cristo, segundo a crença cristã. 

Importante salientar ainda que, nessa prece, as invocações são acompanhadas de uma jaculatória, mais uma Ave Maria.


Qual a hora de rezar a oração do ângelus?

Como já mencionado anteriormente, a tradição é que essa oração deve ser rezada às 6h00, 12h00 e 18h00.

  • Ao ser orada pela manhã: ela tem como objetivo oferecer todos os trabalhos que você irá realizar durante o dia a Deus.
  • Ao meio-dia: com a interseção da Virgem Maria, trata-se de pedir a melhor forma de adorar a Cristo, que foi crucificado pelos nossos pecados.
  • Já no final da tarde: a oração é para agradecer à Divina Providência e pedir perdão pelos pecados cometidos, além de recomendar a alma à Santíssima Trindade durante a noite que se aproxima.

Só que alguns locais possuem as suas próprias tradições.

Em Portugal, por exemplo, essa prece é rezada pontualmente ao meio-dia. Já em outras localidades espalhadas pelo mundo, os sinos das igrejas tocas ao início dessa orações nessas horas específicas. 


Que benefícios vou obter com ela?

Recapitulando o que falamos anteriormente, esta oração aqui tem como objetivo reforçar a nossa comunhão com Deus, Cristo e a Virgem Maria.

Como vivemos em tempos cada vez mais corridos e atribulados, é normal que, por vezes, esqueçamos de exercitar a nossa espiritualidade. E, é por isso que a oração do Ângelus é importante. 

Com ela, você tem como trabalhar a sua espiritualidade, alcançando as graças que tanto quer e precisa, sejam elas quais forem.

Essa conexão maior com o Divino se faz cada vez mais importante, e traz benefícios claros a partir do momento em que você passa a ter algum tempo para se dedicar a esse tipo de reflexão. 

Ou seja, os benefícios de se fazer a oração do Ângelus vão bem além do que simplesmente conseguir uma graça em determinada área de sua vida. Ela abre caminho para que você tenha uma espiritualidade mais amadurecida e mais intensa com Deus. Não há nada melhor do que isso, não é verdade?


Qualquer pessoa pode rezar a oração?

Pergunta simples e direta com uma resposta simples e direta: sim.

Basta que você apensas tenha fé, como qualquer outra oração exige. Porém, essa oração é especificamente mais direcionada para aquelas pessoas que usam a desculpa do tempo para não rezarem durante o dia.

Nesse caso aqui, não há desculpa, pois a oração é bem curta e rápida de ser feita. Em suma, ela ajuda justamente aquelas pessoas que estão mais afastadas da fé cristã a se reconciliarem com as suas crenças. 

Além disso, a oração do Ângelus ainda serve para que você possa reforçar a sua fé. Não à toa, ela é realizada em momentos-chaves durante o dia, naquelas horas (onde, literalmente, começamos as nossas atividades, e não sabemos o que nos espera), no meio do dia (onde já temos metade do “dever cumprido”), e próximo ao final do dia (que é um momento de reflexão e agradecimento por tudo de bom que alcançamos nas últimas horas, e pra termos um descanso tranquilo). 

Entendei agora porque se trata de uma prece tão poderosa?


Mais orações:

Já deve ter percebido que estamos falando de uma oração muito poderosa. Ela é das mais conhecidas e das mais rezadas pelo mundo, portanto nem sequer deve duvidar dos seus poderes.

Sempre que tiver tempo, reze a oração do Ângelus na hora indicada. Acredite que é uma prece que realmente vale a pena rezar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.